Arte e Cultura

Sergio Alcides, da Faculdade de Letras, lança neste sábado obra com ensaios críticos sobre poesia contemporânea

'Armadilha para Ana Cristina'  reúne ensaios sobre nomes destacados da poesia brasileira desde os anos 1970
'Armadilha para Ana Cristina' reúne ensaios sobre nomes destacados da poesia brasileira desde os anos 1970 Verso Brasil Editora

O professor Sérgio Alcides, da Faculdade de Letras, lança neste sábado, 9, em Belo Horizonte, o livro Armadilha para Ana Cristina e outros textos sobre poesia contemporânea (Verso Brasil Editora), que reúne ensaios sobre nomes destacados da poesia brasileira desde os anos 1970. O evento será na livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274), a partir das 11h.

Alcides faz um balanço da recepção crítica da obra de Ana Cristina Cesar, dentro e fora da academia, aborda títulos fundamentais de Sebastião Uchoa Leite, Francisco Alvim e Armando Freitas Filho, trata das relações entre a poesia e a pintura, com base em poemas de Donizete Galvão. Alguns de seus textos foram os primeiros acerca de poetas recentes como Ronald Polito, Pádua Fernandes e Diniz Gonçalves Júnior.

De acordo com Sérgio Alcides [na foto de Érico Ribeiro do Prado], a obra é dirigida a leitores de poesia, mais que a especialistas. Os textos foram publicados em jornais, revistas, portais de internet, “sempre no calor dos lançamentos”, e a publicação desse volume tem a intenção de ampliar a circulação dos ensaios.

Membro do júri do Prêmio Camões 2016, autor convidado da Festa Literária de Paraty (Flip) deste ano, Sérgio Alcides é também tradutor e poeta, autor de Píer (São Paulo: Editora 34, 2012), entre outros volumes de poesia. Sua obra Estes penhascos. Cláudio Manuel da Costa e a poesia das Minas (São Paulo: Hucitec, 2003) venceu o Prêmio Minas de Cultura e o Prêmio Cidade do Recife. Foi fellow do Bellagio Center, da Fundação Rockefeller (Itália), e visiting fellow do Council on Latin American and Iberian Studies, da Universidade Yale (Estados Unidos). É doutor em História pela USP.

(Com informações da assessoria da editora Verso Brasil)