Pesquisa e Inovação

Servidora é premiada por artigo sobre desempenho de gestão das Ifes

Autora concluiu que simplicidade dos indicadores propostos pelo TCU dificulta comparação entre universidades

Flávia Duque: análise dos indicadores propostos pelo TCU
Flávia Duque: análise dos indicadores propostos pelo TCU Arquivo pessoal

Artigo da contadora Flávia Duque, servidora técnico-administrativa da Biblioteca Universitária (BU), sobre gestão de desempenho das universidades federais, foi o vencedor do Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico-Científica Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá, na  modalidade Acadêmico-científica.

O trabalho, intitulado Associação entre características de perfil e indicadores de desempenho das universidades federais brasileiras, é resultado de sua dissertação de mestrado apresentada no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UFMG. A autora pesquisou a relação entre o perfil das universidades federais brasileiras e o seu desempenho, considerando os indicadores de gestão do Tribunal de Contas da União (TCU). 

Ela constatou que a simplicidade do conjunto de indicadores propostos pelo órgão de controle dificulta a avaliação e a comparação do desempenho de gestão das Instituições de Ensino Superior (IES) e que elas ainda têm o desafio de encontrar indicadores de gestão com propriedades e dimensões que contribuam para a aplicação planejada de ações preditivas, antecipativas e corretivas. 

Graduada em Ciências Contábeis, Flávia trabalha há um ano e meio no setor de contabilidade da Biblioteca Universitária (BU). O anúncio dos vencedores foi feito no início deste mês, durante a 11ª Convenção de Contabilidade de Minas Gerais. O concurso é promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis e pela Fundação Brasileira de Contabilidade.

Com Assessoria de Comunicação Biblioteca Universitária