Pesquisa e Inovação

Simpósio em Montes Claros discutirá sustentabilidade na engenharia de alimentos

Evento receberá trabalhos relacionados à produção, conservação e aperfeiçoamento de alimentos
Evento receberá trabalhos relacionados à produção, conservação e aperfeiçoamento de alimentos Pedro França / Agência Senado / Wikimedia Commons

Termina no próximo dia 31, o prazo para submissão de trabalhos para o II Simpósio de Engenharia de Alimentos (Simeali), que será realizado de 16 a 18 de agosto, no campus Montes Claros. Com o tema Sustentabilidade: uma nova perspectiva na produção de alimentos, o evento tem o objetivo de debater e propor soluções para minimizar os impactos ambientais da produção agrícola e pecuária.

Os interessados poderão enviar, por meio deste link, até dois trabalhos completos relacionados com as áreas de biotecnologia, engenharia, segurança e embalagens de alimentos; controle de qualidade, nutrição, tratamento de resíduos da indústria e processamento e tecnologia de alimentos alternativos.

De acordo com a professora Érika Endo, um das organizadoras do Simeali, a sustentabilidade é uma tendência no campo de Engenharia de Alimentos. “O impacto da crise hídrica sobre a produção das indústrias alimentícias provocou uma série de inovações, como a otimização do tratamento, uso e reúso da água. Outros exemplos de sustentabilidade são a utilização de subprodutos de indústrias de laticínios, cárneos e vegetais, que reduzem o impacto ambiental ao proporcionarem um destino mais nobre aos resíduos”, justifica.

O evento, bienal, traz como novidade na programação a primeira Mostra de novos produtos, que reunirá resultados de inovações e melhorias em alimentos. Oito palestras sobre temas, como o uso de subprodutos das indústrias de alimentos e métodos para tratamento de resíduos, além de 12 minicursos, também compõem as atividades previstas para o simpósio.

As inscrições para ouvintes podem ser efetuadas até 15 de agosto. Mais informações estão disponíveis no site do Simeali.