Pesquisa e Inovação

Simpósio sobre plantas medicinais vai celebrar 200 anos da chegada do naturalista Saint-Hilaire ao Brasil

Imagens da Cochlospermum insigne, popularmente conhecida como algodãozinho do campo: planta descrita e ilustrada por Saint-Hilaire
Imagens da Cochlospermum insigne, popularmente conhecida como algodãozinho do campo: planta descrita e ilustrada por Saint-Hilaire Maria das Graças Lins Brandão / Ceplamt

A 24ª edição do Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, que será realizado em Belo Horizonte, de 21 a 24 de setembro, está com inscrições abertas para submissão de trabalhos. O prazo termina em 25 de maio. A promoção é do Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas da UFMG (Ceplamt).

Podem ser submetidos resumos que abordem os temas antropologia e história natural, biotecnologia e cultivo, botânica e etnobotânica, etnofarmacologia e farmacologia, farmacologia clínica, produção e controle de qualidade, química dos produtos naturais, saúde pública, tecnologia e desenvolvimento de produtos fitoterápicos.

O evento marca os 200 anos da chegada ao país do naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire, que descreveu centenas de plantas úteis e medicinais nativas do Brasil no século 19.

As inscrições para participantes, também abertas, devem ser feitas no site da Fundep.

Convidados de diferentes instituições, nacionais e estrangeiras, participarão de conferências e mesas-redondas. A programação inclui minicursos e lançamentos de livros e de selo comemorativo.

Mais informações, inclusive sobre as submissões, podem ser obtidas no site do evento, que será realizado no Minascentro: Avenida Augusto de Lima, 785, Centro.