Saúde

Síndrome de burnout e relação com a pandemia

Professor da UFMG explica possíveis causas e efeitos na vida dos trabalhadores; Profissionais da Saúde são mais atingidos

A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico comumente confundido com quadros de depressão e ansiedade, por apresentar sintomas como insônia, mudança de humor, irritabilidade ou tristeza. Entretanto, como afirma o professor do Departamento de Saúde Mental da UFMG, Victor Polignano, a maioria dos casos de burnout pode estar associada à pressão no trabalho. Profissões como a de médicos e enfermeiros, que possuem uma carga horária maior e tomada de decisões precisas todos os dias, podem ser mais suscetíveis a desencadear o burnout. 

De acordo com Victor é possível pensar na hipótese da relação de aumento de casos da síndrome de burnout na pandemia. Os profissionais da saúde tiveram um aumento muito grande de estresse e jornada de trabalho, além das constantes perdas de pacientes e colegas. O burnout possui tratamento baseado em farmacológicos e psicoterápicos. Além disso, a alternativa de mudança no ambiente de trabalho, a fim de tentar diminuir a tensão e estresse, é válida e seria o mais indicado.  

Entrevistados:  Victor Polignano, professor do Depto. de Saúde Mental  

Equipe: Maria Carolina Martins (produção e imagens); Marcia Botelho (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo)