Notícias Externas

Síndrome que causa dor generalizada acomete principalmente mulheres

Fibromialgia foi tema de entrevista do programa Conexões nesta quarta-feira, 9

Fisioterapia é um dos tratamentos indicados para quem sofre de fibromialgia
Fisioterapia é um dos tratamentos indicados para quem sofre de fibromialgia Foto: Pedro Homnich / CC BY-NC 2.0 / Flickr: https://bit.ly/2I2v550

Pacientes visitam consultórios de diferentes especialidades procurando alívio para suas dores, mas os exames não revelam nada: nenhuma lesão muscular, nenhuma inflamação. Essas pessoas podem ser vítimas da fibromialgia, uma doença silenciosa caracterizada pela dor muscular generalizada no corpo, acompanhada de sintomas como fadiga, alterações gastrointestinais, e distúrbios do sono, da memória e de humor.

Nesta quarta-feira, 9, o programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, abordou o tema e esclareceu dúvidas sobre a síndrome, em entrevista com a fisioterapeuta Fernanda Viegas Paulo, que também é aluna de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte da UFMG.

"Ainda não há uma explicação científica para isso, mas os dados clínicos sobre a síndrome mostram que 80% das pessoas com fibromialgia são mulheres, com idades de 30 a 50 anos", explicou.

Ouça a conversa com Gabriela Sorice e Hugo Rafael

Outras informações sobre a doença podem ser encontradas no site Fibromialgia.