'Síntese' da produção da UFMG, Semana do Conhecimento reunirá 3 mil trabalhos
Número é 11% maior do que o montante de projetos inscritos em 2022; exposições e visitas guiadas vão mostrar ao público iniciativas inovadoras desenvolvidas pela comunidade acadêmica
De 23 a 27 de outubro, a UFMG vai sediar a 32ª edição da Semana do Conhecimento, evento que reúne, anualmente, trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão, produzidos por estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG.
O tema desta edição, a segunda realizada presencialmente desde a pandemia, é Desenvolvimento sustentável e democracia na era da inteligência artificial, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento do MCTI, que chegou à 20ª edição e está sendo realizado nesta semana, tem como tema Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável.
“Optamos por destacar o tópico do desenvolvimento sustentável apoiado pela inovação tecnológica, que, por sua vez, nasce da ciência básica", explica o pró-reitor de Pesquisa, Fernando Reis. Um bom exemplo disso é a inteligência artificial, uma ferramenta computacional em rápida expansão e já presente no nosso cotidiano, fruto de muita pesquisa básica seguida de inovação tecnológica. O terceiro tema é a democracia, intrinsecamente ligada à busca de soluções sustentáveis em longo prazo para os desafios do desenvolvimento humano.”.
Reis acrescenta que a Semana do Conhecimento é um evento marcante para a UFMG porque funciona como uma síntese da Universidade em vários aspectos. “Temos a participação de toda a comunidade acadêmica, que passa a conhecer melhor o que é feito em outros cursos, departamentos ou institutos e proporciona uma dimensão do conhecimento que é gerado aqui. A Semana é também uma vitrine da UFMG para a sociedade à qual ela serve, uma oportunidade de renovar o seu compromisso social.”
Em 2023, o número de trabalhos inscritos chega a 3.050, 11% a mais do que os 2.744 apresentados no ano passado.
Abertura
A abertura da Semana do Conhecimento UFMG 2023 vai contar com duas mesas-redondas sobre IA e democracia. Na segunda-feira, 23, às 9h30, o professor Nívio Ziviani, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) discorrerá sobre Inteligência artificial e democracia: navegando pelas fronteiras do desenvolvimento tecnológico. A mediação será feita pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida.
Às 10h30, a mesa Desafios da desinformação para a democracia reunirá os professores Marco Antônio Sousa Alves, da Faculdade de Direito, e Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). A mediação será feita pela professora Fábia Lima, diretora do Centro de Comunicação (Cedecom) e integrante do Programa UFMG de Formação Cidadã. Ambas as mesas serão no auditório 101 do CAD3, no campus Pampulha.
Programação
A 32ª edição da Semana do Conhecimento terá mais eventos dirigidos ao público externo, que poderá conhecer de perto alguns laboratórios de ponta, conversar com cientistas e compreender como o conhecimento é produzido na UFMG. “Teremos visitas guiadas, exposições e uma feira de oportunidades, que vai mostrar alguns dos trabalhos mais inovadores e interessantes realizados por pesquisadores e estudantes da Universidade”, diz Fernando Reis.
A Semana reúne, ainda, a 32ª Semana de Iniciação Científica e o 13º Seminário de Iniciação Científica Júnior, promovidos pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq), o 26º Encontro de Extensão e a mostra virtual Pesquisa e extensão na Rede de Museus, organizados pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), a 27ª Semana da Graduação, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), e a 13ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Servidores, a cargo da Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH).
A programação inclui também o 6º Encontro de Mobilidade Internacional da UFMG, organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), nos dias 25 e 26, e o 8º Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade (Pipa), promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade.
'Sucessos do ofício' e teses premiadas
A programação também inclui a divulgação de relatos de estudantes inscritos na iniciativa Docência: sucessos do ofício, que valoriza as práticas inovadoras e acolhedoras desenvolvidas por professores no âmbito da graduação da UFMG. O anúncio está marcado para terça-feira, dia 24, às 14h, no CAD 3 (auditório 107).
Outro destaque é a entrega do tradicional Grande Prêmio de Teses UFMG 2023, que ocorrerá na quarta-feira, dia 25, às 19h, no auditório da Reitoria. Durante a cerimônia, serão anunciadas as três melhores teses desenvolvidas na UFMG em 2022, uma em cada grande área: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes; Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde e Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. Neste ano, 62 teses concorrem ao Grande Prêmio.
A cerimônia de encerramento, na qual serão anunciados os trabalhos de destaque apresentados durante a Semana, será realizada na sexta-feira, dia 27, às 14h, também no auditório da Reitoria.
A programação da Semana do Conhecimento está publicada no site do evento.