Institucional

'Síntese' da produção da UFMG, Semana do Conhecimento reunirá 3 mil trabalhos

Número é 11% maior do que o montante de projetos inscritos em 2022; exposições e visitas guiadas vão mostrar ao público iniciativas inovadoras desenvolvidas pela comunidade acadêmica

Apresentação de pôsteres de projetos desenvolvidos no evento 'Semana do Conhecimento UFMG', edição de 2019
Apresentação de pôsteres em edição anterior da Semana do Conhecimento UFMGFoto: Foca Lisboa | UFMG

De 23 a 27 de outubro, a UFMG vai sediar a 32ª edição da Semana  do Conhecimento, evento que reúne, anualmente, trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão, produzidos por estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG. 

O tema desta edição, a segunda realizada presencialmente desde a pandemia, é Desenvolvimento sustentável e democracia na era da inteligência artificial, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento do MCTI, que chegou à 20ª edição e está sendo realizado nesta semana, tem como tema Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável.

“Optamos por destacar o tópico do desenvolvimento sustentável apoiado pela inovação tecnológica, que, por sua vez, nasce da ciência básica", explica o pró-reitor de Pesquisa, Fernando Reis. Um bom exemplo disso é a inteligência artificial, uma ferramenta computacional em rápida expansão e já presente no nosso cotidiano, fruto de muita pesquisa básica seguida de inovação tecnológica. O terceiro tema é a democracia, intrinsecamente ligada à busca de soluções sustentáveis em longo prazo para os desafios do desenvolvimento humano.”. 

Fernando Reis: pesquisa original sobre uma nova doença
Fernando Reis: Semana sintetiza produção científica da UFMGFoto: Foca Lisboa | UFMG

Reis acrescenta que a Semana do Conhecimento é um evento marcante para a UFMG porque funciona como uma síntese da Universidade em vários aspectos. “Temos a participação de toda a comunidade acadêmica, que passa a conhecer melhor o que é feito em outros cursos, departamentos ou institutos e proporciona uma dimensão do conhecimento que é gerado aqui. A Semana é também uma vitrine da UFMG para a sociedade à qual ela serve, uma oportunidade de renovar o seu compromisso social.”

Em 2023, o número de trabalhos inscritos chega a 3.050, 11% a mais do que os 2.744 apresentados no ano passado.

Abertura
A abertura da Semana do Conhecimento UFMG 2023 vai contar com duas mesas-redondas sobre IA e democracia. Na segunda-feira, 23, às 9h30, o professor Nívio Ziviani, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) discorrerá sobre Inteligência artificial e democracia: navegando pelas fronteiras do desenvolvimento tecnológico. A mediação será feita pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida. 

Às 10h30, a mesa Desafios da desinformação para a democracia reunirá os professores Marco Antônio Sousa Alves, da Faculdade de Direito, e Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). A mediação será feita pela professora Fábia Lima, diretora do Centro de Comunicação (Cedecom) e integrante do Programa UFMG de Formação Cidadã. Ambas as mesas serão no auditório 101 do CAD3, no campus Pampulha. 

Programação
A 32ª edição da Semana do Conhecimento terá mais eventos dirigidos ao público externo, que poderá conhecer de perto alguns laboratórios de ponta, conversar com cientistas e compreender como o conhecimento é produzido na UFMG. “Teremos visitas guiadas, exposições e uma feira de oportunidades, que vai mostrar alguns dos trabalhos mais inovadores e interessantes realizados por pesquisadores e estudantes da Universidade”, diz Fernando Reis.

A Semana reúne, ainda, a 32ª Semana de Iniciação Científica e o 13º Seminário de Iniciação Científica Júnior, promovidos pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq), o 26º Encontro de Extensão e a mostra virtual Pesquisa e extensão na Rede de Museus, organizados pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), a 27ª Semana da Graduação, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), e a 13ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Servidores, a cargo da Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH). 

A programação inclui também o 6º Encontro de Mobilidade Internacional da UFMG, organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), nos dias 25 e 26, e o 8º Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade (Pipa), promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade.

'Sucessos do ofício' e teses premiadas
A programação também inclui a divulgação de relatos de estudantes inscritos na iniciativa Docência: sucessos do ofício, que valoriza as práticas inovadoras e acolhedoras desenvolvidas por professores no âmbito da graduação da UFMG. O anúncio está marcado para terça-feira, dia 24, às 14h, no CAD 3 (auditório 107).

Outro destaque é a entrega do tradicional Grande Prêmio de Teses UFMG 2023, que ocorrerá na quarta-feira, dia 25, às 19h, no auditório da Reitoria. Durante a cerimônia, serão anunciadas as três melhores teses desenvolvidas na UFMG em 2022, uma em cada grande área: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes; Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde e Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. Neste ano, 62 teses concorrem ao Grande Prêmio.

A cerimônia de encerramento, na qual serão anunciados os trabalhos de destaque apresentados durante a Semana, será realizada na sexta-feira, dia 27, às 14h, também no auditório da Reitoria. 

A programação da Semana do Conhecimento está publicada no site do evento.

x

Imagem: Divulgação

Luana Macieira