Formas de Ingresso

Abertas inscrições para o Sisu 2018, que vai selecionar alunos para 130 instituições

UFMG oferece 6.339 vagas em 90 cursos, com entrada nos dois períodos letivos

Estudantes caminham no campus Pampulha
Estudantes no campus Pampulha Foca Lisboa / UFMG

Já estão abertas e se encerram na próxima sexta-feira, 26, às 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente pela internet, as inscrições para cursos de graduação da UFMG, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Podem concorrer a uma das 6.339 vagas oferecidas candidatos que tenham obtido nota superior a zero na redação do Enem 2017.

Pela primeira vez, as 60 vagas do curso de Design da UFMG  serão ofertadas via Sisu e não mais pelo Vestibular de Habilidades Específicas. Outra novidade é a oferta das vagas para o curso de Letras por modalidade: licenciatura e bacharelado. Antes, os candidatos escolhiam a modalidade após o ingresso.

Ao se inscrever no Sisu, o candidato precisa inserir número de inscrição e senha usados no Enem 2017. Ao fim do prazo de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com a nota obtida no Enem, levando em conta as opções de cursos e modalidades de vagas (ampla concorrência e reserva de vagas), e indica os selecionados.

Nessa edição, serão ofertadas 239.601 vagas em 130 universidades públicas que aderiram ao Sisu. Mais informações podem ser obtidas no site do Sisu, na página Sisu UFMG ou pelo e-mail duvidaregistro@drca.ufmg.br.

Modalidades
Por lei, 50% das vagas de cada curso de graduação são destinadas aos egressos da escola pública. Assim, em 2018, 3.167 vagas são abertas para ampla concorrência, e 3.172 são reservadas a candidatos que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino. Esses candidatos, primeiramente, são classificados em dois estratos socioeconômicos: com renda familiar bruta mensal per capita inferior ou superior a 1,5 salário mínimo. Em seguida, eles devem indicar se têm ou não deficiência e a opção pelo recorte étnico-racial, declarando-se negros (pretos e pardos) e indígenas ou não. Com isso, 50% das vagas reservadas são distribuídas entre oito modalidades. Entenda como funciona no exemplo apresentado no site do MEC.

Os estudantes aprovados na modalidade de reserva de vagas étnico-raciais deverão redigir carta com os motivos que justificam sua autodeclaração. Outra novidade na edição 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para cursos presenciais de graduação da UFMG é a reserva de vagas para candidatos com deficiência.

A adoção da carta consubstanciada foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) de modo a aprimorar a política de ações afirmativas da UFMG. As cotas para pessoas com deficiência foram adotadas com base em lei federal publicada em dezembro de 2016 e regulamentada por portaria do MEC em maio de 2017.

A condição de pessoa com deficiência deve ser comprovada em perícia médica obrigatória e com apresentação de laudo médico – conforme modelo disponível na página do Sisu UFMG –, informando tipo e grau da deficiência, nos termos do artigo 4º do Decreto 3.298/99, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Registro
Os candidatos aprovados, com ingresso nos dois semestres letivos, farão registro acadêmico, via internet, entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, e posteriormente serão convocados para realizar o procedimento presencial de apresentação dos documentos em datas que serão divulgadas na página SisuUFMG.

Fora do Sisu
Os cursos presenciais de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Música e Teatro não selecionam seus candidatos pelo Sisu, mas por meio do Vestibular Habilidades Específicas. Também contam com seleção própria os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Formação Intercultural para Educadores Indígenas.

Nos três casos, as inscrições para o processo seletivo de 2018 estão encerradas. Outras informações sobre os cursos que não estão sob o âmbito do Sisu podem ser obtidas na página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).

Mais informações podem ser encontradas no site Sisu UFMG ou obtidas pelo e-mail duvidaregistro@drca.ufmg.br