Arte e Cultura

Sociedade Orquestra e Banda Ramalho faz apresentação nesta sexta, em Tiradentes

Espetáculo integra a programação do 51º Festival de Inverno da UFMG

Sociedade Orquestra e Banda Ramalho
Sociedade Orquestra e Banda Ramalho Foto: César Reis

Um dos mais antigos grupos musicais de Minas Gerais, a Sociedade Orquestra e Banda Ramalho se apresenta nesta sexta-feira, 12, às 19h, no Quatro Cantos Espaço UFMG Cultural, em Tiradentes, dentro da programação da 51ª edição do Festival de Inverno UFMG.

A Sociedade Orquestra e Banda Ramalho foi fundada por José Luiz Ramalho, em 1860, e até a década de 1980 era dirigida por membros da família Ramalho. A banda, o coro e a orquestra são responsáveis pela tradição musical da cidade histórica e pela manutenção de um acervo sacro de grande importância para a preservação da cultura no País.

Ainda no século XX, tornou-se a principal orquestra da cidade, ao participar de solenidades religiosas e civis em Tiradentes. Atualmente, o grupo está sediado no Sobrado Ramalho, que pertence à família fundadora há pelo menos um século, junto ao Escritório Técnico do Iphan e do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes. 

A Orquestra Ramalho é responsável por apresentações em teatros e igrejas, enquanto a Banda Ramalho atua nas festas da cidade em espaços abertos.

O presidente da Sociedade Orquestra e Banda Ramalho, Willer Silveira, participou do programa Noite Ilustrada nessa quinta-feira, 11.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

O Quatro Cantos Espaço UFMG Cultural fica localizado na Rua Direita, 5, em Tiradentes. Confira a programação completa do 51º Festival de Inverno UFMG.