Extensão

Suplemento da Revista de Saúde Pública será lançado na Escola de Enfermagem

Editores científicos e autores da Revista de Saúde Pública, publicação da Universidade de São Paulo, se reunirão nesta quinta-feira, 1º de junho, a partir das 13h, na Escola de Enfermagem, para lançar o suplemento temático Doenças crônicas não transmissíveis e inquéritos populacionais. O evento, que será realizado no auditório Maria Sinno, também contará com a presença de representantes do Ministério da Saúde, de professores do campus Saúde e de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de estudiosos de diversas universidades brasileiras.

Diagnóstico precoce do câncer de mama é tema de pesquisas que serão apresentadas no evento
Diagnóstico precoce do câncer de mama é tema de pesquisas que serão apresentadas no evento Linda Bartlett / National Cancer Institute (NCI) / Wikimedia Commons

Alunos da graduação e pós-graduação, profissionais de saúde e gestores podem se inscrever, gratuitamente, no Centro de Extensão da Escola de Enfermagem pelo telefone (31) 3409-9831 ou pelo e-mail cenex@enf.ufmg.br.

Pesquisadores de várias regiões do Brasil apresentarão resultados inéditos de estudos sobre temas como depressão e comportamento de saúde em adultos brasileiros, fatores associados ao diabetes, prevalência e aspectos relacionados com hipertensão arterial, fatores associados à dor crônica na coluna, detecção precoce do câncer de mama no Brasil, influência familiar no consumo de bebidas açucaradas em crianças menores de dois anos, entre outros.

Os dados contidos no suplemento foram extraídos dos inquéritos Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e Vigilância dos Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). As informações, coletadas periodicamente, favorecem o monitoramento de ações e programas de saúde e subsidiam o planejamento e a gestão das intervenções em saúde coletiva.

De casa em casa
Estudo transversal de base domiciliar, a PNS foi executada em 2013 pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde e com diversas instituições de ensino. Foram coletadas informações em 64.348 domicílios, o mais amplo inquérito sobre saúde já realizado no país. Entre os temas explorados pela PNS estão desigualdades em saúde, utilização de serviços, atenção primária, cuidados assistenciais, planos de saúde, saúde oral, estilos de vida, doenças crônicas não transmissíveis, violências, acidentes, ciclos de vida (adultos, idosos, crianças, mulheres), pessoas com deficiências e uso de medicamentos.

O inquérito Vigitel, implantado em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, completa 11 anos de coleta contínua em 2017. Com base em entrevistas telefônicas assistidas por computador, a pesquisa valeu-se de amostras probabilísticas da população adulta com 18 anos ou mais, residente em domicílios servidos ao menos por uma linha telefônica fixa. Mais de 54 mil entrevistas foram realizadas a cada ano.

Os resultados possibilitam ampliar o conhecimento do perfil epidemiológico da população brasileira, fornecendo subsídios aos estados e municípios para o planejamento de ações de promoção de saúde.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem