Ensino

Tecnologias digitais de comunicação é tema de curso destinado a vítimas da tragédia de Brumadinho

Iniciativa une UFMG e associação que assiste pessoas impactadas pelo desastre

Objetivo do curso é inclusão social e geração de renda para afetados da tragédia
Objetivo do curso é inclusão social e geração de renda para afetados pela tragédia Foto: Domínio público

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o curso Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, oferecido pela Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, em parceria com a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum).

Gratuita e ofertada na modalidade a distância, com suporte do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG), a formação é destinada exclusivamente a sobreviventes e familiares das vítimas do desastre, pessoas residentes em Brumadinho e em municípios que integram a Bacia do Rio Paraopeba.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico. O curso, que tem o objetivo de prover noções introdutórias sobre aspectos das tecnologias digitais de informação e comunicação, terá carga horária de 60 horas, distribuídas em 12 semanas. O conteúdo inclui noções básicas das tecnologias, leitura crítica de textos digitais, gestão de tempo e recursos, produção de textos de marketing e de recursos audiovisuais.

As 400 vagas ofertadas serão preenchidas por sorteio, considerando as prioridades estabelecidas no edital Nº 48/2023: nessa ordem, sobreviventes do rompimento da barragem, independentemente do local de residência, familiares de vítimas e de sobreviventes (1º grau de parentesco e reconhecido pelo MPT), independentemente do local de residência; familiares de vítimas e de sobreviventes (2º e 3º grau de parentesco), independentemente do local de residência; residentes em Brumadinho e em outras cidades da bacia do Vale do Rio Paraopeba atingidas pelo desastre.

O certificado será concedido aos participantes com ao menos 75% de frequência que obtiverem 60 pontos nas atividades propostas. As aulas ocorrerão de junho a agosto de 2023.

UFMG e Avabrum
O projeto UFMG-Avabrum oferece cursos de qualificação e de capacitação em tecnologias digitais e idiomas, a fim de contribuir para a inclusão social e para a geração de renda e de trabalho. A iniciativa é viabilizada com recursos financeiros provenientes de multa aplicada à mineradora Vale S.A., no âmbito de ação civil pública do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Mais informações estão disponíveis no site do projeto Avabrum.