Pesquisa e Inovação

Pesquisa de doutorado da UFMG investiga a mulher bruxa nas obras de Anne Rice

Tese aborda o simbolismo da bruxa, usado pelo feminismo como marca de liberdade e poder feminino

Ayra recomendou o livro Entrevista com o Vampiro, primeira obra renomada de Anne Rice para os leitores que ainda não conhecem a autora
Ayra recomendou o livro 'Entrevista com o Vampiro', primeira obra renomada de Anne Rice Reprodução / Instagram

Muitas vezes representadas como mulheres que se desviaram das leis divinas e que, por isso, foram condenadas às fogueiras, as bruxas tiveram sua imagem alterada ao longo dos tempos. Hoje, sem a necessidade de um chapéu pontudo ou uma vassoura, é possível compreender a representação das bruxas por outras perspectivas. Esses seres também aparecem no universo literário da escritora estadunidense Anne Rice, que foram tema de investigação da pesquisadora Ayda Elizabeth Estupiñan. Desse trabalho, resultou a tese Poder e sexualidade: a mulher bruxa na narrativa de Anne Rice, defendida no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG. 

O programa Universo Literário desta segunda-feira, 9, convidou Ayda Elizabeth Estupiñán, doutora em Estudos Literários pela UFMG, para explicar e detalhar o processo de pesquisa sobre as bruxas na obra de Anne Rice. Na conversa com a apresentadora Michelle Bruck, a autora explicou o uso da bruxa como símbolo de poder e liberdade feminina, relacionando a literatura com os estudos de gênero. 

Ouça a entrevista no Soundcloud.

Produção: Carlos Ortega e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael