Tese analisa campanha que 'manufaturou incertezas' sobre o clima
Pesquisa da pós-graduação em Comunicação venceu Grande Prêmio na área de humanas
O aumento da temperatura do planeta, causado pela emissão de dióxido de carbono, principalmente pela queima de combustíveis fósseis, é consenso entre 97% dos pesquisadores da área. Ainda assim, corporações do setor de energia dos Estados Unidos financiaram, por três décadas, campanha de relações públicas com intuito de influenciar a opinião pública e produzir controvérsias sobre esse fenômeno. Pesquisa de Daniel Reis Silva, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Comunicação e vencedora do Grande Prêmio de Teses, na categoria Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, propõe desvendar a lógica da “manufatura de incertezas” que orienta essa campanha.
“Entender como e por que são criadas essas dúvidas sobre um tema de relevância social ajuda a compreender as disputas de poder do mundo contemporâneo, inclusive no território da ciência, e algumas vulnerabilidades que marcam os públicos”, sustenta Daniel Silva, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O trabalho é abordado em matéria publicada na edição 2.041 do Boletim UFMG, que circula nesta semana.