Notícias Externas

Textos de Manoel de Barros inspiram residência sobre teatro no Festival de Inverno da UFMG

Pedagogo teatral François Kahn que atuou no grupo Théâtre de I’Expérience conduz o processo criativo da residência artística

Pedagogo teatral François Kahn com participantes da residência artística: “Memórias inventadas: um laboratório teatral sobre a improvisação estruturada, a partir de textos de Manoel de Barros”
Pedagogo teatral François Kahn com participantes da residência artística: “Memórias inventadas: um laboratório teatral sobre a improvisação estruturada, a partir de textos de Manoel de Barros” Foca Lisboa

Uma das ações mais importantes do Festival de Inverno da UFMG  são as residências artísticas. Aqui, no Conexões, nós já entrevistamos os professores responsáveis pelas atividades ligadas à comunicação e às artes. Nesta sexta-feira, 27 de julho, é dia de conversarmos com o pedagogo teatral François Kahn sobre a sua residência “Memórias Inventadas”. 

Com um foco no teatro, a residência  incentiva a composição individual de cenas curtas a partir do improviso sobre lembranças pessoais. Em entrevista concedida à produtora Gabriela Sorice, o ator e dramaturgo François Kahn descreveu sobre como a improvisação está presente na residência que ministra e compartilhou conosco a admiração pela escrita de Manoel de Barros.

“Alguém me deu de presente anos atrás de aniversário uma maravilhosa edição das Memórias Inventadas de Manoel de Barros. Eu fiquei apaixonado por esse texto! Acho que é uma das coisas mais maravilhosas da poesia portuguesa e mundial em geral. É uma coisa muito rara. Me toca muito. Então, acho que talvez possa tocar também as outras pessoas.” afirma François Kahn. A entrevista foi ao ar nesta sexta-feira, 27.

ouca-a-reportagem-de-gabriela-sorice-27-07-2018.mp3

Com produção de Daniel Silveira e Gabriela Sorice, sob orientação de Alessandra Dantas