Notícias Externas

Jornalista Thaís de Mendonça publica sua primeira obra literária

Escritora já publicou seis livros técnicos de comunicação e jornalismo

A narrativa é recheada de jargões jornalísticos e retrata o dia a dia da redação
Narrativa é recheada de jargões jornalísticos e retrata o dia a dia de uma redação Reprodução / Divulgação

Filha do falecido governador de Minas Gerais, a jornalista Martina Mirabella deixa a capital mineira rumo a Brasília para trabalhar em uma grande revista semanal, a Fatos. Sua função é cobrir a campanha presidencial de um candidato tido como o salvador da pátria, mas, após a eleição que confirma a vitória do candidato, é descoberta uma série de mortes que envolvem o recém-empossado presidente. Jornalismo, política e paixão são os elementos centrais da trama de A vida em primeira pessoa, estreia no mundo literário de Thaís de Mendonça, professora e jornalista que é autora de obras técnicas e acadêmicas. Em uma narrativa na qual trata de fatos e pessoas reais por meio de personagens fictícios, a jornalista revisitou um antigo diário para compor a história da protagonista. 

O programa Universo Literário desta quarta-feira, 21, recebeu a jornalista e professora Thaís de Mendonça, para falar sobre sua primeira experiência com a escrita literária, o processo de transição da escrita acadêmica e jornalística para a ficcional, além das interseções entre as áreas. 

“A minha geração toda tinha o costume de escrever diário, então eu achei que a melhor forma de contar histórias, que envolvem pessoas reais, era fazer uma mescla entre o diário dessas pessoas e a vida delas. Construir uma história que estava na minha cabeça. Aos poucos, foram vindo memórias, minhas e de coisas que outras pessoas tinham me contado", descreveu.

Produção: Carlos Ortega e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael