Trabalho conjunto fortalece organização e inovação curricular nos cursos do ICA

Equipe da Prograd vai ministrar, nesta quinta e sexta, oficinas sobre metodologias e possibilidades pedagógicas a docentes do campus Montes Claros

Vista aérea do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus Montes Claros
Vista aérea do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus Montes Claros Foto: TV UFMG (com drone)

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus Montes Claros, recebe, nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23, equipe da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) para realização de um trabalho conjunto sobre organização curricular dos seis cursos ofertados, com foco na estrutura formativa de tronco comum, além de assessorias pedagógicas e acadêmicas. Os docentes do ICA também terão oportunidade de participar de duas oficinas sobre metodologias ativas, interdisciplinaridade e possibilidades pedagógicas.

“A expectativa é intensificar ações conjuntas com a gestão do ICA, servidores técnico-administrativos e docentes para fortalecer as iniciativas de promoção de inovações curriculares e pedagógicas em favor da melhoria da qualidade do ensino, considerando as especificidades dos cursos oferecidos em Montes Claros”, afirma a pró-reitora adjunta de Graduação, professora Maria José Flores.

Além de Maria Flores, o grupo da Prograd que irá a Montes Claros é formado pela professora Bréscia Nonato, diretora de Inovação de Metodologias no Ensino (GIZ), pelos servidores técnico-administrativos Kênia Heredia e Marcos Tarquínio, vinculados a essa diretoria, pela servidora técnico-administrativa Hasla Pacheco, da Diretoria Acadêmica, e pela professora Álida Angélica Leal, presidente da Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic). O pró-reitor de Graduação, Bruno Teixeira, e o professor Pedro Henrique Pereira, da Escola de Engenharia, participarão a distância.

Oficinas pedagógicas
O propósito das oficinas promovidas pela Prograd é possibilitar aos participantes condições para a formulação de uma proposta de atividade interdisciplinar para os cursos do ICA e provocar reflexão sobre as concepções de ensino-aprendizagem e as bases epistemológicas das metodologias ativas no ensino, com vistas a aplicação nas estruturas curriculares.

Na quinta, 22, das 14h às 16h, será realizada a oficina Interdisciplinaridade e possibilidades pedagógicas. Na sexta, 23, das 8h às 10h, os participantes refletirão sobre Metodologias ativas – escolhas didático-metodológicas.