TV UFMG produz videocartão de boas festas para a Universidade

Projeto foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Corais da Escola de Música

O desejo de boas festas da UFMG é uma mensagem, este ano, uma mensagem em áudio e vídeo. Na produção, dirigida pela jornalista Olívia Resende, cerca de 40 integrantes dos vários corais da UFMG cantam Nunca pare de sonhar (Sementes do amanhã), música em que o cantor e compositor Gonzaguinha (1945-1991) nos convoca a ter “fé na vida, fé no homem, fé no que virá”, assim como a “não ter medo, que esse tempo vai passar”. Esta é a primeira vez que a Universidade faz um vídeo como cartão de boas festas.

Os corais que executam a música fazem parte do Núcleo de Música Coral da UFMG, um projeto de extensão que, criado há mais de duas décadas, reúne os principais coros da Universidade. O Núcleo é coordenado pelo maestro Arnon Sávio Reis de Oliveira, professor do Departamento de Teoria Geral da Música da Escola de Música. Arnon foi o responsável pela coordenação musical do projeto do videocartão e pela regência geral da gravação.

O arranjo da música para coral foi feito por Márcio Miranda Pontes, regente de Belo Horizonte, cidade em que o principal campus da UFMG está sediado. Em seguida, o professor do Departamento de Instrumentos e Canto da Escola de Música da UFMG Rafael Martini fez a produção musical do projeto, promovendo a entrada do pianista Eduardo Amendoeira no arranjo, o escalonamento dos naipes e corais e os demais ajustes necessários à gravação. Esta, por sua vez, foi realizada por Fernando Braga Campos, professor do mesmo departamento e coordenador do laboratório de produção musical da Escola de Música.

Leia mais em Em videocartão de fim de ano, UFMG conclama comunidade a ‘não parar de sonhar’

(Com informações de Ewerton Martins, da Agência de Notícias UFMG)

Marcílio Lana