Notícias Externas

TV UFMG traz histórias de superação ocorridas em 2021

Reencontro, sobrevivência e recuperação. Exemplos que mostram o quanto somos capazes de reescrever nossa história apesar das adversidades

Nessa reta final do ano de 2021, a TV UFMG apresenta três histórias de pessoas que passaram por situações adversas e com muita força de vontade conseguiram ter um final feliz. Dona Margarida não via o irmão há 50 anos, com ajuda de um serviço da Divisão de Desaparecidos da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) o reencontro foi possível lá em São Paulo, onde o irmão de dela mora com outros familiares. A única pista para solucionar essa busca, que se arrastava há anos foi o nome da mãe dos dois irmãos.  

Outra história é sobre ter uma segunda chance de vida, após escapar de uma forte enxurrada tão comum no fim de ano em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, até o início de dezembro mais de 1.900 pessoas ficaram desabrigadas por conta das chuvas. A personal trainer Cibelle Freitas ficou presa dentro do carro numa forte chuva, mas conseguiu subir no teto do carro e se proteger até ser socorrida por moradores do local e depois pela equipe de resgate. Para ela, o dia em que escapou da forte chuva virou uma segunda data de aniversário.  

O covid-19, que afetou todo o planeta, além de mortes, deixou diversas sequelas, como o caso do coordenador de vendas Hugo César, que aos 29 anos teve que reaprender movimentos básicos, como andar e falar. O médico Vinícius Lisboa, que cuidou de Hugo no Hospital Paulo de Tarso, explica o quanto o caso do paciente era grave uma vez que ele teve, em função da doença e do grande tempo em que ficou internado, metade do seu corpo paralisado após um acidente vascular cerebral (AVC), que é uma das consequências de complicação extrema do vírus.Sair de uma “quase morte” tem uma explicação no caso de Hugo: o amor pela companheira Kelly. A equipe do hospital vendo a vontade dele em se casar com a noiva resolveu realizar uma espécie de casamento festivo ou simbólico para celebrar essa união.  

 Entrevistados/as: Bianca Landau, del. da Divisão de desaparecidos / BH; Cibelle Freitas, personal trainer; Hugo César Vaz de Melo, coordenador de vendas; Vinícius Lisboa, dir. técnico Hospital Paulo de Tarso. 

 Equipe: Luiza Galvão, Miryam Cruz e Victor Rocha (produção e reportagem); Márcia Botelho (edição de imagens); Naiana Andrade (edição de conteúdo)