Pesquisa e Inovação

FaE ajuda a fortalecer língua Yanomami

O Saberes Indígenas na Escola Yanomami (SIEY) é iniciativa conjunta do povo Yanomami e seus parceiros com a FaE UFMG, que busca fortalecer as línguas Yanomami e a circulação da escrita nas aldeias, por meio de publicações destinadas à formação de novos leitores e à valorização dos conhecimentos da etnia.

A Faculdade de Educação recebeu pesquisadores indígenas Yanomami e Ye’kwana, no Encontro Saberes Indígenas na Escola. A ação é parte do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secadi), do Ministério da Educação (MEC).

Entrevistados: Ana Maria Gomes (coordenadora Saberes Indígenas na Escola), Maurício Ye’kwana (vice-presidente Hutukara Associação Yanomami)

Produção e reportagem: Rafaela Abritta

Equipe técnica: Cássio de Jesus (cinegrafista); Gustavo Crepaldi e Renata Valentim (edição de imagens)