Arte e Cultura

UFMG celebra o Dia da África com atividades no Campus Pampulha

Programação tem como tema "resistência e movimentos de independência dos países africanos"

Dia da África, ocorre de 23 a 25/05, no Campus Pampulha.
Dia da África, ocorre de 23 a 25/05, no Campus Pampulha. Divulgação

Na próxima sexta-feira se comemora o Dia da África. A data foi instituída para que não nos esqueçamos de regimes cruéis como o Apartheid, e da luta contra a colonização europeia. Desde a criação da Organização de Unidade Africana em 1972, atual União Africana, o dia 25 de maio representa a busca de vários povos do continente por desenvolvimento, por democracia e, acima de tudo, por liberdade.
Aqui, na UFMG, o Dia da África vai ser comemorado com a apresentação de poemas típicos, oficinas de tranças e turbantes e, é claro, além da abordagem cultural, haverá também muita discussão sobre perspectivas históricas, além da situação econômica e humanitária da África.
Entre as atividades previstas, está a mesa redonda "Movimentos de Independência do Senegal e Cabo Verde" que conta com a participação do entrevistado dessa terça-feira, 22, do programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, o professor Ousmane Sané, Coordenador Pedagógico do curso de Francês do CACS (Centro Acadêmico de Ciências Sociais) da UFMG.

ouca-a-conversa-com-filipe-sartoreto-21-05-2018.mp3

A programação do "Dia  da Africa: resistência e movimentos de independência dos países africanos" começa nesta quarta, 23, e vai até sexta-feira, 25, no campus Pampulha da UFMG. Confira a programação completa no site