Institucional

UFMG discute ações conjuntas com escritório regional do Itamaraty

​Embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo foi recebida por dirigentes nesta quinta-feira

Reunião na Reitoria
Encontro ocorreu no gabinete da reitora Sandra Goulart AlmeidaFoca Lisboa / UFMG

Iniciativas para estender o campo de internacionalização da UFMG e possíveis parcerias com o Escritório de Representação do Ministério de Relações Exteriores em Minas Gerais (Ereminas) foram discutidas na tarde desta quinta-feira, 28, com a embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo.

“Foi uma visita de cortesia da embaixadora, que assumiu recentemente a chefia do Ereminas e quer estreitar os laços com a UFMG. Falamos de várias possibilidades de cooperação”, resumiu a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

Também participaram da reunião o vice-reitor Alessandro Moreira, os professores Aziz Tuffi Saliba e Dawisson Belém, respectivamente diretor e diretor-adjunto de Relações Internacionais da UFMG, e o diplomata Juliano Alves Pinto.

Maria Auxiliadora Figueiredo
Maria Auxiliadora: embaixadora na Malásia e na NigériaFoca Lisboa / UFMG

A reitora informou a embaixadora sobre diversas iniciativas institucionais, como os centros de estudos regionais e a participação no Programa Institucional de Internacionalização (Print), da Capes. Especialista em temas relacionados à África, Maria Auxiliadora externou seu interesse em ajudar a compor bibliografias de língua portuguesa naquele continente. A reitora Sandra Goulart, por sua vez, prontificou-se a colaborar. “A exemplo do que ocorreu no passado, nós nos oferecemos para mobilizar a comunidade acadêmica para distribuição de livros em universidades africanas", afirmou.

“Tudo o que é feito no Itamaraty pode ser replicado em pequena escala em Minas Gerais. E acho muito importante acompanhar as universidades e ver como podemos contribuir, por exemplo, agilizando processos na assinatura de acordos”, comentou Auxiliadora Figueiredo, citando os acordos de cooperação educacional para formação de recursos humanos em que alunos de países em desenvolvimento vêm estudar em instituições brasileiras.

A embaixadora é ministra de primeira classe da carreira de diplomata do Ministério das Relações Exteriores. Ela foi embaixadora do Brasil na Malásia (2011-2015) e na Nigéria (2016-2018).