Coberturas especiais

UFMG e Belo Horizonte: muitas histórias para contar

Prédio da Escola Livre de Música, hoje demolido e, ao seu lado direito, o Conservatório. Arquivo UFMG

Desde a fundação da UFMG em 1927, inicialmente formada por cinco unidades, sua história sempre esteve fortemente ligada à capital mineira. Ainda em 1925, o Parque Municipal, no coração da cidade, foi a primeira sede do Conservatório Mineiro de Música, embrião da Escola de Música, incorporada à UFMG em 1962. Na década de 1940, a Escola de Veterinária ocupou as instalações do atual Parque de Exposições da Gameleira, na região oeste da cidade. Mais tarde, ambas as escolas ganharam prédios no campus Pampulha, o principal da Universidade.

Fundado em 1925, o Conservatório Mineiro de Música, que também funcionava como Escola de Música de Belo Horizonte, ocupou um velho casarão no Parque Municipal. No ano seguinte, o professor e maestro Francisco Nunes, primeiro diretor da unidade, enviou uma mensagem ao Congresso Mineiro, na qual pedia a construção de uma sede própria para acomodar os 403 alunos matriculados.

Assim, em 1926, foi inaugurado o prédio da Avenida Afonso Pena, 1.534. Até 1997, o local abrigou a Escola de Música, que foi transferida para o campus Pampulha. No mesmo ano, o prédio do Conservatório Mineiro de Música foi cedido provisoriamente à Prefeitura para a instalação do Casarão do Centenário de Belo Horizonte. Atualmente, o espaço abriga o Conservatório UFMG, importante espaço de disseminação da cultura na capital mineira.

Modernismo bate à porta da Arquitetura

Fundada em 1930, a Escola de Arquitetura da UFMG ocupou diversos espaços em Belo Horizonte. Primeira da América do Sul a ser desvinculada das escolas de Belas Artes e Filosofia, a unidade teve como sede “casas particulares, galpões no Parque Municipal da cidade e até o porão do antigo Conselho Deliberativo do Município”.

A Arquitetura ganharia sede própria e definitiva na década seguinte, quando foi doado o terreno atual da unidade, no bairro Funcionários. Assim surge o edifício, de inspiração modernista, projetado pelos próprios estudantes e egressos do curso. O espaço abriga a Escola até hoje.

Escola de Veterinária: de Viçosa a Belo Horizonte

A Escola de Veterinária da UFMG foi fundada em 1932, em Viçosa, na Zona da Mata mineira, onde funcionava como um dos cursos da Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais (Esav). Uma década depois, seria desmembrada da instituição e transferida para Belo Horizonte, passando a integrar a Escola Superior de Veterinária do município.

Instalações do Hospital Veterinário no Parque da Gameleira.
Instalações do Hospital Veterinário no Parque da Gameleira. Acervo Centro de Memória da Escola de Veterinária

Inicialmente, funcionava no bairro Gameleira, no local que hoje abriga o Parque de Exposições e a Fundação Ezequiel Dias (Funed). Em 1960, um novo prédio receberia a Escola no bairro Nova Gameleira, onde atualmente está situado o campus 2 do Cefet-MG. Um ano depois, a Escola foi federalizada e incorporada à UFMG. Desde 1974, está instalada no campus Pampulha.

As várias sedes da Fafich

Uma das sedes da Fafich deu lugar ao Colégio Marconi

Antes de se tornar a Fafich – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, a então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, fundada em 1939, funcionou na Casa d’Itália, na rua Tamoios. O prédio, demolido posteriormente, ficava localizado entre as ruas São Paulo e Rio de Janeiro.

Com o rompimento das relações do governo brasileiro com a Itália, potência do Eixo, considerada inimiga das Forças Aliadas durante a 2ª Guerra Mundial, a Faculdade se mudou para o local onde hoje funciona o Instituto de Educação. Funcionou ainda no espaço que hoje abriga a Escola Municipal Marconi, na avenida do Contorno, e no edifício Acaiaca, onde ocupou quatro andares, por mais de uma década.

Edifício Piratininga, hoje localizado numa das áreas mais movimentadas do Centro de BH, foi sede da Faculdade de Ciências Econômicas entre 1948 e 1954 Acervo UFMG

O último prédio ocupado antes da mudança para o campus Pampulha, em 1990, foi o edifício da rua Carangola, 288, no bairro Santo Antônio. A fachada, símbolo da resistência à ditadura militar, foi tombada como patrimônio cultural de Belo Horizonte em 2014. O local abriga a Secretaria Municipal da Educação e a Escola Municipal Arthur Versianni Velloso.

Ciências Econômicas: sedes pelo centro de BH

Em 1941, a rua Guajajaras, 496, esquina com Espírito Santo, já foi o endereço da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Minas Gerais. Criada para formar os economistas de Minas Gerais, ela também ocupou diversas sedes ao longo de sua história.

Incorporada à UFMG em 1948, a Faculdade se mudou para o Edifício Pirapetinga, na rua Curitiba, 656, onde ocupava todo o 5º andar. Ali ficou até 1954, quando foi transferida para um prédio próprio de 13 andares na rua Curitiba, 832. No final de 2007, a Faculdade ganhou sede própria no campus Pampulha da UFMG.

(Reportagem originalmente publicada no Blog UFMG 90 anos/Portal UAI)