Notícias Externas

UFMG marca presença na Expo Favela, feira de empreendedores das periferias

Na sexta-feira, diretor da Fundepar falará sobre captação de recursos; coordenador de mestrado em inovação abordará o papel da Universidade na capacitação

Dois profissionais da UFMG farão comunicações na Expo Favela Innovation 2023, feira que ocorre nos dias 15 e 16 de setembro no Sebrae Minas (Avenida Barão Homem de Melo, 329, bairro Nova Granada, em Belo Horizonte). As atividades com participação da UFMG serão no dia 15, sexta-feira, na Arena Universitária, espaço do evento destinado ao diálogo entre a academia e os empreendedores.

Às 13h, o diretor executivo da Fundepar, Carlos Lopes, apresenta o painel Planejamento e captação de recursos, no auditório 3. Na sequência, às 13h40, o coordenador do programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFMG, Carlos Tagliati, faz uma comunicação com o tema A UFMG como parceira para capacitar os empreendedores, em que vai apresentar cursos, capacitações e possibilidades de parcerias.

Esta é a primeira edição da Expo Favela Innovation em Belo Horizonte. O evento terá palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, gastronomia, shows, além da apresentação de diversas iniciativas de moradores das favelas de Minas Gerais.

Carlos Tagliati, coordenador do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual  da UFMG, é um dos palestrantes do evento
Carlos Tagliati, do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFMGFoto: Arquivo pessoal

Visibilidade
O material de divulgação do evento informa que Minas Gerais tem hoje cerca de 2 milhões de empreendedores e 1.250 startups, que movimentam mais de R$ 84 bilhões por ano. A feira busca gerar um espaço de negócios para empreendedores que moram em favelas e periferias do estado. A Grande Belo Horizonte concentra 732 favelas, aglomerados e quilombos, informam os organizadores do evento.

“A Expo Favela é uma feira de negócios cujos expositores são empreendedores e startups da favela. O objetivo é dar visibilidade para essas iniciativas e, assim, oferecer um palco para que os investidores possam acelerar os empreendimentos e gerar negócios a partir das oportunidades que nascerão nos eventos”, explica-se em uma das páginas da feira na internet.

Dessa forma, o evento visa proporcionar parcerias para grandes empresas que se preocupam com a promoção da igualdade social e o apoio a novas iniciativas nas periferias. “Nesta primeira edição [em Minas], reuniremos 120 empreendedores, com a expectativa de público de 3 mil pessoas por dia”, estima a diretora da Expo Favela Minas, Marciele Delduque. Segundo ela, a iniciativa percorrerá 21 estados brasileiros neste ano, mostrando o potencial econômico das favelas.

Entre os convidados já confirmados estão o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida, o fundador da produtora audiovisual e selo musical Kondzilla, Konrad Dantas, o cineasta mineiro Gabriel Martins, diretor de Marte Um, o artista Kdu dos Anjos, as jornalistas da Globo Tábata Poline e Aline Aguiar, o escritor Preto Zezé e os músicos Renegado, Dudu Nobre e Roger Deff.

Os ingressos para o evento custam de R$ 7,50 a R$ 30, a depender do perfil do participante. Eles podem ser adquiridos na plataforma Sympla. Outras informações estão disponíveis no site da feira.