Coberturas especiais

UFMG Educativa transmite Expresso 104,5 direto do Registro Acadêmico dos Calouros 2020

Cobertura especial traz entrevistas, bate-papos com os novos estudantes e o "Quiz do Calouro"

O apresentador do Expresso 104,5, Filipe Sartoreto, o Pró-Reitor Tarcísio Mauro Vago e o operador de áudio, Breno Rodrigues, na transmissão da UFMG Educativa no CAD II
O apresentador do Expresso 104,5, Filipe Sartoreto, o Pró-Reitor Tarcísio Mauro Vago e o operador de áudio, Breno Rodrigues, na transmissão da UFMG Educativa no CAD II Foto: Luíza Glória

Anos e anos de estudos, dois dias cansativos de ENEM, quase uma semana de Sisu e depois de tanta expectativa, finalmente chegou o grande dia. Começou nesta quarta, 12, o Registro Acadêmico para mais uma turma de calouros da UFMG. Quase 7000 novos alunos, divididos no primeiro e segundo semestre, entram para a vida acadêmica de nossa universidade. 

Breno Rodrigues comanda a mesa de som na transmissão do Expresso no Registro Academico
Breno Rodrigues comanda os trabalhos técnicos na transmissão do Expresso no Registro Acadêmico Foto: Luiza Glória

A Rádio UFMG Educativa não poderia ficar de fora deste dia tão importante para os novos alunos da universidade e, como já é tradição, levou toda a produção do Expresso 104,5 para o Centro de Atividades Didáticas - CAD II, onde é realizado o registro. O estúdio móvel do programa foi montado logo na saída do registro acadêmico, a chamada "Rua da Alegria", onde os novos estudantes já tranquilos e matriculados têm o primeiro contato com os estudantes veteranos e colegas de curso.  

Neste momento, em que as matrículas dos candidatos selecionados no Sisu são efetuadas ou deferidas, que o DRCA entra em ação. O Departamento de Registro e Controle Acadêmico é o órgão responsável pela análise de toda a documentação dos estudantes da UFMG, e também pelo controle, lançamento e atualização de dados dos sistemas acadêmicos.

A diretora Mara Inez Correia
Mara Inês Correia: os dados acadêmicos acompanham o estudante durante toda a vidaImagem: Luíza Glória/Instagram UFMG Educativa


Para saber mais sobre o processo do registro acadêmico, realizado nesta semana, e sobre o trabalho do DRCA, o Expresso conversou com a diretora do departamento, Mara Inês Correia. 

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Para outras informações sobre o processo e escala de atendimento, acesse o site: ufmg.br/sisu. Para saber mais sobre o DRCA, acesse ufmg.br/drca.

Livia Mendonça, caloura  de Pedagogia: ansiosa para o início das aulas
Livia Mendonça, caloura de Pedagogia: ansiosa para o início das aulas Imagem: Luíza Glória/ Instagram UFMG Educativa

O Expresso 104,5 também conversou com os calouros que fizeram o registro acadêmico nesta quarta feira. O repórter Bruno Esteves conversou com a Lívia Mendonça, caloura do curso de Pedagogia, que está animada para sua primeira experiência na universidade.

Ouça a conversa com o repórter Bruno Esteves

Mais cedo, o repórter Célio Ribeiro conversou com o calouro Arthur Marins dos Santos que, após um curso técnico de Edificações, decidiu cursar Matemática na UFMG.

Ouça a conversa com o repórter Célio Ribeiro
.
As calouras Alice Gomes (Odontologia), Ana Laura Ribeiro (Letras) e Amanda Aparecida (Publicidade e Propaganda) respondem às perguntas do Quiz do Calouro. Foto: Luíza Glória/Instagram UFMG Educativa

O Expresso 104,5 especial "Rua da Alegria" também promoveu o tradicional "Quiz do Calouro", que testa o conhecimento dos novos estudantes sobre a UFMG e passa informações importantes e curiosidades sobre a Universidade. Três calouros ou calouras respondem perguntas sobre a UFMG e ganham brindes da UFMG Educativa. No primeiro Quiz participaram as calouras Alice Gomes, do curso de Odontologia, Ana Laura Ribeiro, do curso de Letras e Amanda Aparecida,do curso de Publicidade e Propaganda. 

Ouça o Quiz comandado por Filipe Sartoreto
.
Antonio Medina (Aquacultura), Agnes Raíssa (Quimica Tecnológica) e Kaique Douglas (Química). Foto: Luíza Glória

No segundo 'Quiz do Calouro' do dia, os novos estudantes Antonio Medina, do curso de Aquacultura, Agnes Raíssa, do curso de Quimica Tecnológica e Kaique Douglas, do curso de Química, responderam às questões formuladas pela equipe da UFMG Educativa.

Ouça o Quiz comandado por Filipe Sartoreto

A cobertura especial da rádio UFMG Educativa segue até sexta-feira, 14.

Produção: Célio Ribeiro e Bruno Esteves sob coordenação de Luiza Glória