UFMG faz balanço de um ano de sua política de projetos de ensino-aprendizagem

Novo sistema de registro será apresentado em evento na sexta-feira, dia 10

Estudantes da UFMG em sala de aula antes da pandemia
Estudantes em sala de aula antes da pandemia: política de projetos dá sustentação aos programas de bolsas acadêmicas da UFMGLucas Braga | UFMG

A política de projetos de ensino-aprendizagem da UFMG, implantada há um ano, será tema de evento on-line promovido pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) nesta sexta-feira, dia 10, a partir das 14h, com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no Youtube, onde ficará gravado.

A live reunirá a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a pró-reitora de Graduação, Benigna Maria de Oliveira, o diretor de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd, João Henrique Amaral, que apresentará o novo sistema de registros de projetos, e Júlio Balarini, professor da UFMG e representante do Comitê Assessor da Câmara de Graduação – Comitê 21. Ele abordará a experiência de execução da política, com ênfase no processo formativo direcionado inicialmente a coordenadores de projetos de ensino-aprendizagem apoiados pelas chamadas e os editais da Prograd.

Ação prioritária
Política de Projetos de Ensino é resultado de uma das ações prioritárias da Prograd para desenvolvimento dos seus programas de bolsas acadêmicas. No decorrer deste ano, essa política tem sido instituída por meio de várias frentes de trabalho, como o Comitê 21, responsável pela condução do processo de sistematização de diretrizes da política e da matriz de referência para avaliação dos projetos submetidos.

Foi estabelecida a formação em projetos de ensino-aprendizagem para os coordenadores dos Programas de Monitoria da Graduação (PMG), de Desenvolvimento de Ensino da Graduação (Pdeg) e de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg). Atualmente, a Prograd trabalha na implantação do sistema eletrônico de submissão dos projetos.

Leia as diretrizes que orientam essa política. Em uma de suas edições, o Fórum do Programa Integração Docente tratou do assunto.

Com Assessoria de Comunicação da Prograd