Institucional

UFMG homenageia cantora lírica Maria Lúcia Godoy com o título de Doutor Honoris Causa

Poetisa, Maria Lúcia Godoy teve parte de sua obra publicada em livros
Poetisa, Maria Lúcia Godoy teve parte de sua obra publicada em livros Jornalismo

A cantora lírica Maria Lúcia Godoy, grande divulgadora da música brasileira em todas as suas manifestações, será agraciada nesta quinta-feira, 15, com o maior título honorífico da UFMG, o Doutor Honoris Causa.

Ela receberá a distinção em sessão solene e pública do Conselho Universitário, que começa às 17h, no auditório da Reitoria, como parte das comemorações dos 90 anos da UFMG, que tiveram início na semana passada e se estendem até setembro de 2017.

Aos 92 anos, a artista é a 21ª personalidade a receber o título na história da UFMG. Para o professor Mauro Chantal, que saudará a cantora na solenidade desta quinta-feira, a indicação de seu nome para a homenagem tem como alicerce o trabalho realizado em prol da cultura musical do Brasil.

"Por seu esforço contínuo, ao longo de mais de cinco décadas, para que a música brasileira chegasse a todos os continentes, por meio de inúmeros discos gravados, ou por incontáveis concertos, ela pode ser considerada o estandarte da canção de câmara brasileira", ressalta.

Nascida em Mesquita (MG), em 1924, Maria Lúcia Godoy graduou-se em Letras Neolatinas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, atualmente Faculdade de Letras da UFMG. Em 2002, recebeu a Medalha de Honra do Programa Sempre UFMG Ex-alunos.

Concedido por iniciativa do Conselho Universitário ou por sugestão de uma das congregações da UFMG, o título de Doutor Honoris Causa se destina a brasileiros ou estrangeiros cujo trabalho seja de especial relevância para a cultura, a educação ou a ciência.

Leia mais sobre a artista em matéria do Boletim UFMG