UFMG integra rede focada na prevenção da covid-19 em consultórios odontológicos

Orientações são publicadas em perfil do Instagram; cerca de 80% dos cirurgiões dentistas brasileiros continuam trabalhando presencialmente

Professora Ana Cristina em atendimento na clínica da Faculdade de Odontologia da UFMG
Estudantes em atendimento na clínica da Faculdade de Odontologia da UFMG Arquivo pessoal

Pesquisa desenvolvida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) com 40 mil cirurgiões-dentistas, em meados do ano passado, revelou que 82% dos profissionais continuaram atendendo em seus consultórios durante a pandemia do novo coronavírus. Hoje, o país conta com cerca de 340 mil cirurgiões-dentistas aptos a exercer a profissão, e, visando garantir a segurança desses atendimentos, um grupo de professores e estudantes de 18 universidades brasileiras mantém, desde abril deste ano, um projeto de divulgação científica dedicado a esses profissionais.

“Nossa intenção é prestar informação de qualidade a esse público para que os profissionais possam continuar os atendimentos odontológicos sem pôr em risco a saúde deles e a dos pacientes”, explica a professora Ana Cristina Borges de Oliveira, do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia da UFMG.

Chamado de Rede Odonto Covid, o projeto promove a divulgação de informações relacionadas ao Sars-CoV-2 por meio do perfil @redeodontocovid no Instagram. A ideia surgiu quando a professora Karen Lopez Ortega, da Universidade de São Paulo (USP), sentiu necessidade de que informações técnicas corretas a respeito da prevenção da doença chegassem aos profissionais de odontologia na prática clínica.

A cada semana, uma das universidades envolvidas assume o perfil do projeto no Instagram e publica conteúdos relacionados à pandemia. Entre diversos temas, o grupo abordou o uso, armazenamento e a reutização das máscaras N95 e PFF2, os tipos de vacinas já desenvolvidos, os métodos de desinfecção dos consultórios odontológicos e as manifestações bucais da covid-19. Segundo a professora Ana Cristina, as informações ajudam a combater a insegurança dos profissionais que seguem atuando na área.

“O consultório odontológico é um ambiente muito propício para a contaminação pelo Sars-CoV-2, pois o paciente fica de boca aberta, com sua saliva à mostra, e o uso do 'motorzinho' pode gerar contaminação do dentista via aerossol, por exemplo. Percebemos a insegurança e o medo dos profissionais, que, muitas vezes, não sabem como se proteger e como proteger o paciente”, afirma.

A professora acrescenta que a recepção do trabalho de divulgação científica tem sido muito positiva, e hoje a página do projeto no Instagram tem mais de dois mil seguidores. Além da professora Ana Cristina, o Rede Odonto Covid conta, na UFMG, com o trabalho da doutoranda em Patologia Bucal Lenir Veronica de Oliveira Silva e da bolsista de iniciação científica Letícia Veloso de Freitas.

Conheça as 18 instituições de ensino que participam da Rede Odonto Covid
A Rede Odonto Covid reúne 18 instituições de ensinoReprodução