Itália quer ampliar parcerias com a UFMG

Reitora Sandra Goulart Almeida recebeu representantes do corpo diplomático do país

Representantes do consulado e embaixada italianas visitam UFMG para ampliar parcerias
Representantes da embaixada e do consulado italiano visitaram a UFMGFoca Lisboa/UFMG

A UFMG mantém parcerias com 22 instituições de ensino italianas e é uma das 14  universidades brasileiras participantes do programa Italiano sem Fronteiras. A expectativa é aumentar ainda mais o intercâmbio com o país europeu, trazendo novas possibilidades de formação para a comunidade acadêmica. Esse desejo foi manisfestado durante encontro, na manhã desta terça-feira, 22, que reuniu a reitora Sandra Goulart Almeida, a cônsul italiana em Minas Gerais, Aurora Russi, e representantes da embaixada italiana no Brasil.

Segundo Aurora Russi, além da visita de cortesia, o objetivo foi avaliar novas possibilidades com a UFMG. “Fazemos questão de deixar a porta do consulado aberta para a Universidade, que tem tradição de desenvolver parcerias com o governo da Itália", disse Aurora, que apresentou a nova diretora escolar da embaixada da Itália em Brasília, professora Patrizia Magnasco. Ela é responsável pela condução das relações com as instituições escolares e acadêmicas brasileiras que trabalham com programas de promoção e difusão da língua italiana.

A cônsul anunciou que o governo italiano vai lançar, em 2019, um edital  para promoção do ensino do italiano. Outra expansão de intercâmbio poderá se dar com a oferta de bolsas de estudo na Libera Università Internazionale degli Studi Sociali Guido Carlo – Luiss, sediada em Roma, que oferece cursos de Economia e Finanças, Business e Manangement, Ciências Políticas e Direito. Segundo a cônsul, “a ideia é que, após os estudos, os estudantes intercambistas sejam absorvidos pelo mercado de energia elétrica italiano".

O trabalho de Leitora Italiana, presente na UFMG há mais de uma década, também deverá se estender para além da Faculdade de Letras. A atual leitora, professora Rosalba Principato, também deverá atuar na promoção de mais cursos da língua  italiana para toda a comunidade universitária.

Competência linguística
A reitora Sandra Goulart Almeida enfatizou a expectativa de que a ampliação das parcerias tragam benefícios recíprocos para os dois países e que os mesmos sejam estendidos para toda a comunidade universitária.  “Um dos resultados desses esforços conjuntos será a aprovação, em breve, pelo Conselho Universitário, da habilitação da UFMG para emissão da Certificação de Competência Linguística em italiano”, afirmou.

Participaram do encontro a diretora do Setor Cultural  e Relações com a Imprensa, Alessandra Crimi, a professora da Faculdade de Letras e leitora italiana, Rosalba Principato, e o diretor de Relações Internacionais da UFMG, Aziz Saliba.

Teresa Sanches