UFMG investe em laboratórios de graduação
Dezessete propostas foram aprovadas para potencializar inovações no ensino
![Emília Mendes / UFMG Estudantes em atividade no Laboratório de Edição, da Faculdade de Letras, um dos beneficiados com recursos do programa](https://ufmg.br/thumbor/9jC5y0Ucscw4YNUJceFRqyftE7w=/0x0:3884x2594/712x474/https://ufmg.br/storage/2/b/1/6/2b16161cdba4e9a8d94535adc8cb8f3a_15588830146194_275860618.jpg)
Há dois anos, foram lançadas novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de farmácia no Brasil, e um dos pilares da proposta é a aplicação das chamadas metodologias ativas de ensino, nas quais o estudante é protagonista de seu processo de aprendizagem. Para cumprir essa orientação, a Faculdade de Farmácia está implantando o seu Laboratório de Competências Clínicas (LabClinFar), com recursos do Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg 2018).
Essa demanda, segundo a professora Clarice Chemello, do Departamento de Farmácia Social, coordenadora do laboratório, surgiu da necessidade do farmacêutico ter sua atuação centrada em três eixos: pessoa, família e comunidade. “No laboratório, o estudante será estimulado a desenvolver todas as competências necessárias. Ele vai articular conhecimentos teóricos e técnicos, treinará suas habilidades e aprenderá a construir atitudes em sintonia com essas diretrizes”, afirma.
O LabClinFar é uma das estruturas que receberam recursos do Paleg para auxiliar a criação, a modernização ou a reestruturação de laboratórios de ensino na UFMG. Lançado em 2018, edital destinou pouco mais de R$ 2 milhões de recursos próprios para o programa, que beneficiou 17 das 20 unidades acadêmicas.
Matéria sobre a iniciativa é destaque da edição 2.060 do Boletim UFMG, que circula nesta semana.