UFMG lança iniciativa contra desinformação e passa a atuar em parceria com STF

Reunião será nesta quinta, 1º; núcleos de pesquisa estarão juntos para incrementar veiculação de informações verdadeiras

Geane Alzamora, da Comunicação Social, coordena o grupo MediaAção
Geane Alzamora, da Comunicação Social, coordena o grupo MediaAção: esforço pluridisciplinarRedes sociais UFMG

Em cerimônia nesta quinta-feira, 1 de setembro, às 13h, será lançado o Programa UFMG de Formação Cidadã em Defesa da Democracia. A iniciativa da Universidade responde a chamado do Supremo Tribunal Federal (STF), que reúne parceiros para contribuir com seu Programa de Combate à Desinformação. O evento, que terá participação da reitora Sandra Goulart Almeida, do presidente do STF, do ministro Luiz Fux (em vídeo) e da coordenadora de Imprensa do Supremo, Gabriela Guerreiro (remota), será na Sala de Sessões do prédio da Reitoria, no campus Pampulha, com transmissão pelo canal da UFMG no YouTube.

Grupos de pesquisa da UFMG, nas diversas áreas do conhecimento, orientados de alguma forma pela temática do combate à desinformação, participarão do programa. O objetivo é incrementar a veiculação de informações verdadeiras e fortalecer a democracia, a sociedade e o controle social. Durante o evento, coordenadores apresentarão brevemente, em vídeo, suas investigações.

De imediato, mais de duas dezenas de iniciativas de ensino, pesquisa e extensão atenderam à convocação e estão sendo integradas ao programa da UFMG. A expectativa é que outros grupos e projetos sejam incorporados em breve.

A iniciativa do STF já conta com mais de 40 parceiros, entre universidades, organizações não governamentais, institutos de checagem e outras entidades. A UFMG aderiu em julho deste ano.

Informações corretas
O Programa de Combate à Desinformação do STF foi criado para combater práticas como fake news e discursos de ódio que afetam a confiança das pessoas no Supremo, distorcem ou alteram o significado das decisões e colocam em risco direitos fundamentais e a estabilidade democrática.

Segundo texto no site do Supremo, projetos, ações e produtos são desenvolvidos com diversos parceiros para difundir informações corretas e explicar o funcionamento e as competências do tribunal de forma mais clara, com a intenção de aproximar o STF da sociedade. O programa utiliza o site e as redes sociais da Corte e a TV Justiça como plataformas de relacionamento com o público.

Mais informações sobre a iniciativa do STF estão no portal da instituição.