Arte e Cultura

UFMG lança programa de fomento cultural para estudantes durante a pandemia

Ação é iniciativa da da Diretoria de Ação Cultural e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Professor Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG
Professor Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG Foto: Somos UFMG

A Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) lançaram, nesta semana, edital de programa de fomento cultural para projetos de estudantes da Universidade durante a pandemia da covid-19. A chamada já está aberta e vai distribuir 30 bolsas no valor de R$ 900 reais para a produção de obras artísticas, literárias ou ensaísticas, sobre as implicações culturais relacionadas à pandemia. 

Podem se inscrever, até o dia  26 de abril, estudantes regularmente matriculados em qualquer curso de graduação ou pós-graduação da UFMG. Serão aceitas obras em duas modalidades: produções artístico-culturais (artes visuais, fotografia, vídeo, performance, dança, teatro, circo, música, contos, poesia, romance, entre outras) e produções de ensaios de todas as áreas de conhecimento, que abordem as implicações culturais relacionadas à pandemia. 

Os trabalhos poderão ser realizados de maio a outubro deste ano e vão ser divulgados nos canais de comunicação da DAC e Prae, e também em programação futura da UFMG. Ao menos 20% das bolsas serão destinadas a propostas que contribuírem com a política de ações afirmativas da UFMG.

O diretor de Ação Cultural da UFMG, Fernando Mencarelli, falou sobre a iniciativa em entrevista ao programa Expresso 104,5, nesta terça-feira, 14.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Redação de Hugo Rafael