Programas da UFMG participam de mutirão em prol da população em situação de rua

Integrantes do Polos de Cidadania e da Universidade dos Direitos Humanos promoverão sessão de contação de histórias e rodas de conversa sobre direitos

Atividade sobre direitos humanos promovida pela UFMG no Domingo no Campus
Atividade sobre direitos humanos promovida pela UFMG no 'Domingo no campus'Foto: UDH / Proex UFMG

A UFMG participa, neste fim de semana, de mais uma edição do mutirão Rua de Direitos. A presença da Universidade se dará por meio da Universidade dos Direitos Humanos (UDH), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), e do programa Polos de Cidadania, da Faculdade de Direito. A ação ocorre neste sábado, 28 de outubro, das 9h às 15h, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), em Belo Horizonte. A iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reúne outras 24 organizações parceiras.

A UDH promove a atividade Essa rua tem histórias, na qual a população em situação de rua será convidada a relatar suas trajetórias de vida. Com mediação da contadora de histórias Suzene Furtado, a atividade visa mostrar que essas pessoas têm valores e sentimentos diversos e são capazes de enfrentar muitos desafios, desde que sejam ouvidas e tenham acesso às políticas públicas, entre as quais, as de trabalho, saúde, moradia e educação.

Direitos e serviços
O programa Polos de Cidadania organiza rodas de conversa com a população em situação de rua, a fim de promover a escuta e o diálogo sobre cuidados e atenção em direitos humanos e cidadania. As conversas estão em sintonia com a Constituição Federal de 1988 e com as políticas de promoção, proteção e defesa dos direitos das pessoas em situação de rua.

Além das atividades com participação dos programas da UFMG, o mutirão Rua de Direitos oferece diversos serviços gratuitos para a população em situação de rua de Belo Horizonte: emissão de documentos de identificação civil, atendimento previdenciário e assistencial, orientação e atendimento jurídico, atendimento odontológico e psicológico, atendimento veterinário, orientações para acesso a oportunidades de emprego e corte de cabelo.

Encontro de comitês
Um dia antes do mutirão, na sexta-feira, 27, às 9h, a UFMG e o TJMG vão realizar o 1º Encontro nacional de comitês judiciais de atenção às pessoas em situação de rua. O objetivo da atividade é possibilitar a troca de experiências sobre as boas práticas de implementação da Resolução nº 425/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.

O evento será realizado no edifício-sede do tribunal (Avenida Afonso Pena, 4.001, Serra), com transmissão pelo YouTube. Informações sobre as inscrições, que se encerram nesta quarta-feira, 25, podem ser obtidas no site do encontro.

Com assessorias de comunicação da Pró-reitoria de Extensão e do TJMG