Ensino

UFMG participa de pesquisa nacional para traçar perfil de graduandos

Levantamento coordenado pela Andifes visa subsidiar políticas de permanência nas universidades federais

“Precisamos conhecer melhor quem é o estudante da UFMG para que assim possamos elaborar políticas públicas que atendam às suas necessidades”, explica o Pró-Reitor da Prae, professor Tarcísio Vago
Estudantes da UFMG nas imediações da Praça de Serviços
Foca Lisboa/UFMG

Foi estendido até 30 de junho o prazo para que estudantes das universidades federais de todo o Brasil respondam à 5ª Pesquisa Nacional de Perfil dos Graduandos das Ifes. Realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace), a pesquisa visa delinear um panorama do corpo discente das instituições a fim de gerar subsídios para a elaboração de políticas destinadas a atender demandas em áreas como a assistência estudantil.

Na UFMG, o trabalho é coordenado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. O pró-reitor Tarcísio Mauro Vago conta que a última edição da pesquisa, realizada em 2013, foi essencial para perceber a reconfiguração do corpo discente, motivada pelas novas políticas de acesso às universidades públicas. 

Com a adoção do Enem como mecanismo de ingresso, em 2010, a instituição da Lei de Cotas, em 2012, e a entrada pelo Sisu, em 2014, a UFMG tem se tornado cada vez mais plural. “A última pesquisa já indicava mudanças expressivas no corpo discente, e hoje essa transformação pode ser totalmente atribuída às novas políticas de ingresso. Por isso, precisamos conhecer com profundidade o impacto dessas políticas e quem são os estudantes da UFMG, para elaborarmos ações mais pertinentes para a sua permanência e conclusão dos cursos”, reitera Tarcísio.

'Dia D'
Para aumentar a adesão dos estudantes à pesquisa, algumas estratégias estão sendo empreendidas pela Prae. Uma das ações é o estabelecimento de um 'Dia D' (13 de junho) para estimular os alunos a responderem ao questionário: “Na quarta-feira, eles serão convidados a parar por 20 a 30 minutos para se dedicarem à pesquisa. Os professores dos três turnos serão orientados a conceder essa pausa”, afirma o professora.

O pró-reitor destaca a necessidade de que os graduandos reservem um tempo ao levantamento, pois isso é fundamental para que a Universidade acerte ainda mais na criação de políticas de assistência estudantil. “É muito importante que eles expressem suas realidades e necessidades", insiste. O objetivo da Prae é coletar ao menos 5 mil respostas até 30 de junho, prazo final de participação da pesquisa. Para responder ao formulário, clique aqui.

Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG sobre a pesquisa: