UFMG adere ao dia de conscientização sobre a epilepsia

'Purple day' será celebrado neste domingo, na Praça JK, em Belo Horizonte

Alunos participantes do evento no ano de 2018
Grupo que conduziu as atividades do evento em 2018 Facebook /  Escola de Enfermagem da UFMG

26 de março é o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, doença que afeta de 1% a 2% da população do planeta e provoca preconceito e exclusão. Em Belo Horizonte, o purple day (dia roxo) será celebrado no domingo, 24, na Praça JK, no bairro Sion, com adesivos e panfletos didáticos, apresentação teatral, na qual serão dadas orientações sobre como agir em uma crise epilética, oficinas com origamis e pinturas para crianças.

As atividades, conduzidas pelo Grupo de Ações Educativas Relacionadas à Epilepsia (Agere), programa de extensão da UFMG, serão realizadas das 9h às 13h. Segundo a professora Juliana Carvalho Tavares, do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB e coordenadora do programa, desenvolvido pela Liga Acadêmica de Epilepsia (LAE), o objetivo é tirar a epilepsia das sombras. "A cada ano, a adesão ao purple day cresce no Brasil", avalia a professora.

Lavanda
A organização recomenda que os participantes compareçam ao evento com roupas roxas ou lilás. As cores foram escolhidas pela canadense Cassidy Megan, em alusão à flor lavanda, associada à sensação de solidão vivida por muitos indivíduos epiléticos.