Dia do Sono será celebrado no campus Pampulha e em praças da capital

'Respeite seu sono e siga seu ritmo' é o mote da campanha deste ano, que conta com palestras e ações de conscientização

Ilustração mostra a obstrução da respiração, um dos principais distúrbios do sono Habib M’henni / Wikimedia Commons

O Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício Físico, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, promove nesta sexta-feira, 16, atividades especiais para a comunidade em comemoração ao Dia do Sono, ação global promovida pela Associação Mundial de Medicina do Sono. A iniciativa, realizada em conjunto com a Faculdade de Medicina da UFMG, segue a cartilha da Associação Brasileira do Sono, que neste ano trabalhará o tema Respeite seu sono e siga seu ritmo.

As atividades serão coordenadas pelos professores Marco Tulio de Mello e Andressa de Mello e terão início no prédio da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), às 8h30, quando será ministrada a palestra Sono e qualidade de vida. Às 19h, no Centro de Referência Esportiva para Pessoas com Deficiência, no bairro Carlos Prates, região Noroeste, Andressa de Mello e pesquisadores do Cepe  farão palestra sobre A Importância do sono para atletas com deficiência.

Ações públicas de conscientização também serão realizadas nesta sexta, das 8h30 às 12h30, na Praça da Liberdade, e no sábado, 17, no mesmo horário, na Praça da Assembleia. Os participantes serão orientados a desenvolver uma rotina de sono saudável.

Benefícios
O sono é um estado comportamental, fisiológico, de redução de respostas aos estímulos externos, controlado pelo ciclo claro / escuro. Entre suas funções, estão o restauro ativo, a conservação de energia, a consolidação da memória, a regulação do metabolismo da glicose e dos lipídios, fortalecimento imunológico, regulação da pressão arterial e do comportamento alimentar.

“Nas rotinas cada vez mais atarefadas que vivenciamos nos dias atuais, percebemos um quadro amplo de privação do sono; as pessoas dormem tarde e acordam muito cedo”, alerta a professora Andressa de Mello. Esse quadro leva a uma série de problemas como déficit de memória, aumento da irritabilidade, desregulação de funções metabólicas endócrinas, redução da eficiência do processamento cognitivo e até o surgimento de quadros hipertensivos.

Maus hábitos de sono e má qualidade de vida podem levar, nos casos mais graves, a dois transtornos que afetam milhões de brasileiros anualmente: a apneia (duas vezes mais comum entre os homens) e a insônia, ambas ligadas a problemas no coração. No projeto Efeito da privação do sono, do doutorando Diego de Alcântara, são conduzidas atividades com os trabalhadores noturnos, como seguranças do prédio da EEFFTO. Testes hormonais e de força muscular são realizados para perceber qualquer sinal de atrofia muscular, relacionada a problemas no sono.

Marco Túlio de Mello é referência na área de estudos do sono no Brasil
Marco Túlio de Mello é referência na área de estudos do sono no Brasil Site EEFFTO

Idealizadores da ação
Andressa de Mello tem pós-doutorado em Ciências do Esporte pela UFMG e é membro da Academia Paralímpica Brasileira do Comitê Paralímpico Brasileiro, onde atua como fisioterapeuta desde 2007. Marco Túlio de Mello é doutor em Psicobiologia pela UFMG e tem experiência na área do sono, distúrbios do sono, sonolência, fadiga em acidentes. Ambos são professores do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-2339 ou pelo e-mail comunicaeeffto@gmail.com.

Ferdinando Marcos