Meio Ambiente

UFMG realiza poda de árvores durante todo o ano

Serviço é baseado em minucioso estudo de toda a área verde dos campi

Intervenções de poda e supressão de árvores são realizadas nas férias de julho no campus Saúde e durante o ano todo pelo campus Pampulha, onde cerca de 10.000 espécimes se espalham nas áreas de uso intensivo da Universidade, como estacionamentos, ruas, arredores dos prédios e bosques utilizados pela comunidade universitária. A informação é da Divisão de Áreas Verdes do Departamento de Manutenção e Operação da Infraestrutura (Demai), vinculado à Pró-reitoria de Administração. 

O engenheiro Geraldo Motta, diretor da Divisão, revela que há um minucioso trabalho de levantamento de dados realizado por técnico agrícola para averiguar a necessidade de poda ou supressão (a extração total da árvore). As informações obtidas através de trabalho de campo e vistoria são cruzadas com os dados de podas já realizadas – revelando a última poda de um espécime que aparentemente necessita de um novo corte.

A supressão da árvores normalmente ocorre quando esta oferece riscos para a comunidade, sejam eles visíveis ou indicativos (marcas de larvas de insetos, por exemplo). Em 2017, 211 extrações foram realizadas pelos campi da UFMG, e 286 novas mudas foram plantadas.  

Ficha técnica
Entrevistado: Geraldo Motta – diretor Divisão de Áreas Verdes UFMG
Produção: Renato Temponi
Reportagem: Gabriel José 
Imagens: Cássio de Jesus
Edição: Marcia Botelho
Trilha: Earles Bar Room Rocker