UFMG recebe embaixador da França e reitor de universidade de Lille

Visita gerou acordos de cooperação

Os reitores da UFMG, Jaime Ramírez (à direita), e da Universidade de Lille 2, Xavier Vandendriessche: acordos novos e parceria ampliada Foca Lisboa / UFMG

A UFMG recebeu, na manhã desta terça-feira, 23, delegação francesa liderada pelo embaixador no Brasil, Laurent Bili, e pelo reitor da Universidade de Lille 2, Xavier Vandendriessche. Foram assinados acordos que renovam e ampliam a parceria com três universidades (Lille 1, 2 e 3) da cidade, que fica na região de Hauts de France. Vandendriessche trouxe os documentos assinados pelos reitores das outras instituições e celebrou os acordos com o reitor Jaime Ramírez.

As universidades de Lille estão em pleno processo de fusão, que será concluído em 2018. A ideia é que a nova conformação institucional fortaleça a capacidade de interlocução com a UFMG, que tem na França a segunda maior parceria internacional. Além de um acordo “guarda-chuva”, mais amplo, foi assinado também, com a Universidade Lille 1, convênio de dupla diplomação de mestrado em geografia.

“Nossa colaboração com universidades mineiras e com a UFMG, em particular, caminha muito bem. Por isso, estamos aqui. Formamos um novo compromisso, que vai possibilitar diferentes modalidades de cooperação”, afirmou o reitor de Lille 2. Ele destacou a pesquisa e a inovação pedagógica como campos em que a parceria é muito bem-sucedida. “Expressamos nossa vontade de prosseguir com o trabalho conjunto”, completou Vandendriessche.

p

Foca Lisboa / UFMG

O embaixador Laurent Bili [foto] ressaltou as relações antigas entre universidades brasileiras e francesas, que inclui intercâmbio de estudantes e formação de docentes. “A abertura internacional é um desafio comum às duas universidades, e a UFMG é uma parceira natural. Reforçar os laços entre instituições de pesquisa ajuda a consolidar a união dos dois países em torno de projetos de interesse bilateral, como o lançamento de satélites”, disse o diplomata.

Os resultados positivos da parceria com as universidades de Lille foram exaltados pelo reitor Jaime Ramírez, que destacou as áreas da saúde e da geografia – neste caso, pesquisas conjuntas tiram partido das similaridades geomorfológicas entre Minas Gerais e a região onde está Lille, no norte da França. “Estamos ao mesmo tempo estreitando as relações e expandindo a parceria para áreas como direito, arquitetura, letras e possivelmente, engenharia”, disse Ramírez. Logo depois da cerimônia de assinatura, o reitor abriu reunião de trabalho da delegação francesa com pesquisadores da UFMG.

Campus Saúde
A delegação francesa reuniu-se ontem, no campus Saúde, com dirigentes e pesquisadores da Faculdade de Medicina, da Escola de Enfermagem, do Instituto de Ciências Biológicas e do Hospital das Clínicas. O objetivo foi fazer um balanço de ações conjuntas passadas e em curso, além de planejar apresentação de projetos para concorrer a recursos de agências como a Fapemig.

Juntas, as três universidades de Lille têm mais de 66 mil estudantes, 3.300 professores-pesquisadores e 62 unidades de pesquisa, nas áreas de ciências ambientais, direito, economia, ciências humanas e sociais, engenharias, ciência e tecnologia, ciências da vida, esportes e línguas, letras e artes. A UFMG mantém atualmente com instituições francesas 62 convênios gerais, seis acordos de dupla diplomação e 85 cotutelas, entre outros convênios.

Representantes diplomáticos e dirigentes das universidades francesas reuniram-se com pesquisadores da UFMG na reitoria e no campus Saúde Foca Lisboa / UFMG