Pesquisa e Inovação

UFMG recebe propostas para o Espaço Internet das Coisas até o dia 23

Com recursos de R$ 1 milhão, ambiente vai estimular a organização virtual da informação na Universidade

QR Code
QR Code é uma das aplicações da internet das coisasJosé Cruz / Agência Brasil / Fotos Públicas

A Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq) e a Biblioteca Universitária (BU) recebem, até o próximo dia 23, propostas para a criação do Espaço Internet das Coisas, que será instalado no primeiro andar da Biblioteca Central.

A internet das coisas é uma extensão da internet atual que possibilita aos objetos do dia a dia se conectarem à rede, interagindo entre si e com as pessoas. Chips instalados em tênis de corrida para monitorar exercícios físicos e o QR Code, código que proporciona acesso rápido a informações complementares sobre objetos, produtos, livros, revistas, nos quais estejam impressos, são exemplos de aplicação prática desse conceito.

A chamada interna integra o Programa Transversal de Apoio às Bibliotecas da
UFMG – Espaço Internet das coisas. A ideia é que o ambiente funcione como uma infraestrutura para estimular a organização virtual da informação a Universidade e à concretização de projetos de pesquisa que estimulem a integração do físico com o virtual.

As propostas devem ter caráter acadêmico e contemplar duas ações: a criação de infraestrutura para a gestão de projetos em internet das coisas e a realização de até dois projetos científicos. Além disso, precisam indicar a equipe que trabalhará na iniciativa, formada por professores e bibliotecários e coordenada por um docente. Para se inscrever, é necessário enviar a proposta em PDF para o e-mail fomento@prpq.ufmg.br.

A criação do Espaço Internet das Coisas está orçada em R$ 1 milhão, e o período para execução da proposta é de, no máximo, dois anos. O resultado final será divulgado em 6 de novembro. As informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital da chamada interna e pelo telefone (31)3409-4037.