UFMG sedia o I Congresso Mulheres na Ciência

Evento organizado por estudantes busca incentivar mulheres a serem cientistas

Ao longo desta semana, pesquisadoras de diversas áreas do conhecimento estarão reunidas no I Congresso de Mulheres na Ciência da UFMG para debater como superar as diversas formas de desigualdade de gênero na academia.

Presente na abertura do Congresso nesta segunda-feira (27), a reitora da UFMG Sandra Regina Goulart Almeida destaca a importância do evento, que busca estimular mais mulheres a seguirem a carreira acadêmica no país. Em entrevista à TV UFMG, Sandra chamou a atenção para o fato de que é preciso reconhecer que as mulheres são diversas e que as diferenças de gênero, embora biológicas, não devem ser naturalizadas porque são também construções socioculturais.

Empolgada com a plateia presente no auditório do CAD1, no campus Pampulha, a estudante do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), uma das organizadoras do evento, conta que "a ideia do Congresso surgiu após ter ido a um evento que contou apenas com participação de homens quando havia também outras
cientistas que tratavam do mesmo tema"; esclarece a discente que sonha em ser pesquisadora.
Ao proferir a palestra Mulheres na Ciência: uma verdade inconveniente, a diretora da Academia Brasileira de Ciências, Márcia Barbosa reforçou elogios a nova geração de futuras pesquisadoras. "A participação da mulher em todas as áreas do conhecimento, particularmente em ciência, é fundamental, pois já produzimos metade da ciência no Brasil", afirmou a coordenadora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ao referir-se ao estudo da maior editora científica do mundo, a Elsevier. "Entretanto, estamos sub-representadas em muitas áreas da ciência, particularmente nas exatas, tecnologia e engenharia. Este fenômeno se acentua na medida em que se avança na carreira."

O evento, idealizado e organizado por estudantes do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG prossegue até 31 de agosto no CAD 1.

Entrevistadas:
Sandra Regina Goulart Almeida– Reitora da UFMG