Pesquisa e Inovação

UFMG sedia workshop de projeto internacional que investiga armazenamento de dados em nuvem

Meira: coordenador brasileiro da iniciativa
Meira: coordenador brasileiro da iniciativa Sarah Dutra/UFMG

Equipe de pesquisadores estrangeiros e brasileiros que integram o projeto EUBra-BigSea participam, a partir desta segunda-feira, 29, de workshop na UFMG.

Iniciado em janeiro deste ano, o projeto EUBra-BigSea envolve 12 universidades ao redor do mundo interessadas no desenvolvimento de métodos, algoritmos e tecnologias para as plataformas de armazenamento de dados em nuvem.

A reunião de trabalho, que prossegue até quarta-feira, 31, conta com a participação do coordenador europeu, Ignacio Blanquer, da Universitat Politècnica de València (Espanha), e do coordenador brasileiro, Wagner Meira, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG.

Também confirmaram presença Marco Vieira e Nuno Antunes, ambos da Universidade de Coimbra, Danilo Ardagna e Enrico Barbierato, do Politecnico di Milano (Itália), Roberto Cascella, da Trust-IT (Itália), e os brasileiros Carlos Eduardo, Leandro Balby, Raquel Lopes e Nazareno Andrade, todos da Universidade Federal de Campina Grande, Tania Basso (Unicamp), Nádia Puchalski, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e Marco Aurelio Stelmar Netto (IBM).

Saiba mais sobre o EUBra-BigSea na matéria que foi publicada no Boletim UFMG.