Ensino

BH e Montes Claros voltam a sediar atividades acadêmicas do noturno

Mostra de filmes da produtora Filmes de Plástico é uma das atrações da programação desta quinta-feira, dia 12

Os cineastas de Contagem Maurílio Martins e Gabriel Martins participarão da mostra de filmes
Maurílio Martins e Gabriel Martins, da produtora Filmes de Plástico  Filmes de Plástico

Prevenção do suicídio, empoderamento surdo, racismo na saúde e sexualidade em pessoas com deficiência são alguns temas de palestras que constam da programação das Atividades Acadêmicas Complementares do noturno, que serão realizadas nesta quinta-feira, dia 12. Os interessados podem se inscrever por meio deste link. A lista de eventos é constantemente atualizada no site da Prograd.

Entre as 20 atividades já cadastradas, estão a palestra Empoderamento surdo, seu lugar no mundo e na sociedade, agendada para a Faculdade de Letras (Auditório 1007), às 19h. O objetivo da atividade, que contará com intérprete de Libras, é propor uma reflexão sobre como o surdo vê o ouvinte e sobre como ele vê seus pares.

O Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, terá duas atividades. Uma sobre a campanha Setembro Amarelo, que, neste ano, discute o conceito de que combater o estigma é salvar vidas. A outra tratará da importância da inteligência emocional na superação de desafios. Ambas terão lugar no auditório do segundo andar do Bloco C, em horários diferentes.

Entre os outros temas também serão discutidos as normas gerais da graduação, o impacto do racismo na saúde da população negra e sexualidade em pessoas com deficiência. A programação inclui oficina, sarau, apresentação artística e mostra de filmes produzidos pela mineira Filmes de Plástico. Entre curtas e longas-metragem, seus filmes participaram e foram premiados em festivais como Cannes, Roterdã, Locarno, Brasília e Tiradentes. A exibição terá a presença dos cineastas André Novais, Maurílio Martins e Gabriel Martins.

Os eventos ocorrerão nos campi Pampulha e Montes Claros e nas faculdades de Direito e de Medicina. Para ter direito ao certificado, os participantes precisam se inscrever no sistema e assinar a lista de presença da atividade. As próximas atividades do noturno estão programadas para 23 de setembro e 5 de novembro.

Mais informações estão disponíveis pelo e-mail eventos@prograd.ufmg.br e pelos telefones (31) 3409-6472 e 3409-4562.

Com Assessoria de Comunicação da Prograd