Meio Ambiente

Universidade coleta substâncias químicas no campus Pampulha

Atividade é parte do cronograma de recolhimento de resíduos do Departamento de Gestão Ambiental

Resíduos químicos de composição conhecida
Resíduos químicos de composição desconhecida Arquivo DGA / UFMG

Cerca de sete toneladas de substâncias químicas de composição desconhecida, geradas em laboratórios de pesquisa e ensino, serão coletadas nesta semana e encaminhadas para empresa habilitada a realizar tratamento de resíduos.

O trabalho de coleta, iniciado nesta terça-feira, 20, será concluído hoje, 22, pela Divisão de Gestão de Resíduos do Departamento de Gestão Ambiental (DGA), que classifica o material conforme características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade ou toxicidade.

O objetivo dessa coleta excepcional, agendada em data diferente das três programadas no ano para recolhimento de resíduos químicos de composição conhecida, é eliminar o passivo desse material, armazenado em diversas unidades e que precisa ser recolhido em separado. O material é armazenado pelas gerências de resíduos das unidades, nos respectivos entrepostos setoriais.

O DGA trabalha com escala anual de coleta de recicláveis, eletroeletrônicos, pilhas e baterias, cartuchos e tôneres, vidros, lâmpadas e isopor. Todos esses materiais são submetidos a criterioso gerenciamento, de forma a minimizar riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

[Atualização da notícia: a equipe do DGA recolheu, nos três dias de trabalho, 13,8 toneladas de resíduos químicos, superando a projeção inicial de sete toneladas.