Notícias Externas

Universo Literário presta homenagem à vida e obra literária de Murilo Rubião

Nesta quinta-feira, 16, completam-se 30 anos da morte do escritor e jornalista natural de Minas Gerais

Site: murilorubião.com.br
Murilo Rubião atuou como funcionário público e jornalistaFoto: murilorubião.com.br

O dia 16 de setembro de 2021 é marcado pelos 30 anos da morte do escritor Murilo Rubião. Nascido em Silvestre Ferraz, atual Carmo de Minas, o autor mudou-se para Belo Horizonte em 1923, onde atuou como funcionário público e jornalista. Na capital, exerceu diversos cargos importantes na administração pública, sempre na área cultural, tais como a direção da Rádio Inconfidência, da Imprensa Oficial e da Escola de Belas Artes de Belo Horizonte, a famosa Escola Guignard.

Rubião publicou uma obra relativamente pequena: 33 contos no total, em livros como O Ex-mágico, A Estrela Vermelha e O Pirotécnico Zacarias, sendo considerado um dos precursores do realismo fantástico no país. Em homenagem ao autor, está sendo realizado, em Belo Horizonte, o projeto Espaços de Memória, que coloca placas nos lugares onde o contista residiu na cidade.

Refletindo sobre a vida e obra de Murilo Rubião, o programa Universo Literário, apresentado por Michelle Bruck, conversou com o professor Ricardo Iannace, autor do livro Murilo Rubião e a arquitetura do fantástico, que analisa o diálogo do trabalho do autor com o cinema, a fotografia, a pintura e as histórias em quadrinhos. Ao ser perguntado sobre o impacto cultural de Rubião, Iannace afirmou que a influência do autor extrapola a literatura, sendo referência na "difusão da cultura e das artes de forma geral", em nível nacional e internacional, uma vez que atuou como adido cultural na cidade na Espanha, durante o governo de Juscelino Kubitschek.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

O livro Murilo Rubião e a arquitetura do fantástico, do professor Ricardo Iannace, é publicado pela editora da Universidade de São Paulo e pode ser encontrado em livrarias físicas e virtuais. Informações sobre Murilo Rubião podem ser acessadas no site oficial do escritor.

Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Hugo Rafael e Alessandra Dantas  Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael