Pessoas

Videodocumentário sobre Tomaz Aroldo Mota Santos será lançado nesta sexta

A homenagem ao ex-reitor é iniciativa da Apubh, que também promoverá conversa transmitida no Youtube

Professor Tomaz Aroldo será homenageado em vídeo documentário
Tomaz Aroldo Mota Santos foi reitor da UFMG na década de 1990 Foca Lisboa/UFMG

Na próxima sexta-feira, 21, será lançado videodocumentário sobre o professor emérito Tomaz Aroldo Mota Santos, reitor da UFMG na gestão 1994-1998, que morreu no último dia 18 de junho. A homenagem é do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros (Apubh). O evento terá início às 19h, com transmissão pelo canal da Apubh no YouTube.

“O professor Tomaz é um símbolo de força, dedicação e luta em todos os espaços e áreas pelas quais transitou, indicando caminhos e fazendo ponderações. Sua morte sensibilizou e comoveu toda a comunidade acadêmica”, afirma a diretora de Arte e Cultura da Apubh, Sara Roja, que é professora da Faculdade de Letras (Fale).

Tomaz Aroldo foi professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e sua atuação se concentrou na área de imunologia, com ênfase em imunoparasitologia e imunobiologia. Um dos seus trabalhos mais importantes foi no campo da imunologia da esquistossomose, em parceria com o professor Giovanni Gazzinelli, também falecido neste ano.

No âmbito da gestão universitária, foi pró-reitor de extensão (1984-1986), diretor do ICB por dois mandatos (1990-1994 e 2010-2014) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), no biênio 1997-1998. Aposentou-se aos 70 anos e, na sequência, assumiu, em caráter pro-tempore, a Reitoria da Unilab, no Ceará. Antes de sua morte, presidiu a Organização dos Aposentados (OAP) da UFMG.

“Tomaz era um homem de posições firmes em sua incansável defesa da universidade pública, gratuita e cada vez mais inclusiva e do investimento público em educação e ciência. Ao mesmo tempo, era uma pessoa afável, acolhedora, generosa e agregadora. Sua gestão à frente da Andifes também representou um marco no processo de articulação política e institucional das universidades federais", ressaltou a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, por ocasião da  morte do professor.

Imagem de força
O videodocumentário, segundo Sara Roja, é resultado da intenção de “produzir um material que tivesse um olhar afetivo, humano, que aproximasse as pessoas dessa imagem de força deixada pelo professor Tomaz”. O curta-metragem, com cerca de  20 minutos, tem direção de Rodrigo Campos, trilha sonora, imagens e depoimentos de familiares e amigos de diferentes fases.

Durante o evento, o público poderá participar de bate-papo com Nilma Lino Gomes, Jacyntho Lins Brandão, Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca, Ronan Gontijo, Rodrigo Corrêa, Aristeu Pontes Lima e Antônio Maria Claret Torres. Essa conversa será mediada pela professora Denise Araújo, do Centro Pedagógico (CP).

A mesa de abertura será composta pela reitora Sandra Goulart Almeida, o cineasta Rodrigo Campos, Daniel Perini, filho de Tomaz Mota Santos, e a professora Magda Velloso Fernandes de Tolentino, representado a Oehganização dos Aposentados e Pensionistas da UFMG (OAP). A coordenação da mesa será do professor Helder de Figueiredo e Paula, que representará a Apubh e o Colégio Técnico.