‘Visita guiada’ proposta pela Stock Car a estudantes não tem lastro acadêmico
Em nota, UFMG condenou o que identifica como ‘tentativa maldisfarçada de aliciamento’
![Foto: Redes Sociais da UFMG Protesto contra a realização da Stock Car realizado na última quarta-feira](https://ufmg.br/thumbor/tA0c9R2fa3c4o7AI7WsrsH4D4R0=/0x58:1083x781/712x474/https://ufmg.br/storage/0/4/2/8/0428274698ceb9097bcabb7778742a8c_17232345350046_678408672.jpg)
Por meio de nota, a UFMG manifestou sua 'indignação' com a notícia de que os organizadores da Stock Car estão recrutando estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Engenharia Mecânica para visitar os bastidores da corrida. Leia a íntegra do comunicado:
"A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebeu com indignação – embora não com surpresa – a notícia de que os organizadores da Stock Car estão recrutando estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Engenharia Mecânica para uma “visita guiada exclusiva aos bastidores” da corrida. No comunicado, divulgado nesta semana por veículos de imprensa de Belo Horizonte, o BH Stock Festival informou que "a iniciativa visa proporcionar uma experiência prática e interdisciplinar, permitindo que conheçam a fundo a operação de um evento de alta complexidade".
Cabe salientar que a UFMG, por meio dos colegiados dos três cursos, não foi consultada sobre a visita – repetindo um modus operandi que a organização adotou durante todo o processo de definição do local da corrida. Isso posto, a Universidade esclarece que a proposta de visita técnica não tem lastro e relevância acadêmica para a formação do estudante, uma vez que deveria estar vinculada a alguma disciplina, dispor de um professor responsável para acompanhar a iniciativa e ser coberta por um seguro estudantil.
A UFMG, portanto, não avaliza a iniciativa, já que nenhuma das necessidades expostas acima está contemplada. Trata-se tão somente de uma maldisfarçada tentativa de aliciamento empreendida por um grupo que desconhece o rigor da produção do conhecimento científico e presta um desserviço à formação discente, além de demonstrar, mais uma vez, total desrespeito com a Instituição ao longo do processo de implementação do empreendimento".