Notícias Externas

Viviane Ferreira lança seu primeiro livro: Casa Breve, uma atriz louca em três tempos

Obra é fruto do trabalho da atriz no coletivo Sapos e Afogados, que trabalha com pessoas com sofrimento mental

.
. Reprodução redes sociais

Casa Breve, uma atriz louca em três tempos é o primeiro livro da atriz e performer Viviane de Cassia Ferreira. Nesta estreia como escritora, ela anuncia e entrega ao mundo a sua poética a partir da residência criativa Casa Breve, realizada pelo Núcleo de Criação e Pesquisa Sapos e Afogados. O grupo é formado por cidadãos em sofrimento mental e promove a inserção social e a ressignificação do lugar da arte, a partir da investigação do papel da loucura na produção cultural. Fruto do trabalho da atriz em diferentes momentos, durante cada uma das três edições do projeto Casa Breve, também idealizado por ela, o livro aponta caminhos para uma construção dramatúrgica e performática a partir da experiência da loucura. Viviane Ferreira, que já era atriz formada pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (Cefart), quando ingressou no coletivo Sapos e Afogados, integra o elenco há 13 anos. No livro, além dos pensamentos que atravessaram a artista durante este período, também estão registrados “personagens” criados por ela e situações que se fizeram presentes em seu corpo ao habitar o espaço cênico. O projeto Casa Breve, realizado a cada dois anos, levanta novas cenas que dialogam com um espaço arquitetônico da cidade a cada uma das edições. A publicação faz parte das comemorações dos 20 anos do Sapos e Afogados, celebrados neste ano. O lançamento da obra é nesta sexta-feira,15, a partir das 18h, na Livraria do Cine Belas Artes - Rua Gonçalves Dias, 1581, Lourdes. 

O programa Universo Literário conversou com a atriz e performer Viviane Ferreira, autora do livro Casa Breve, uma atriz louca em três tempos.

Ouça a conversa com o produtor Félix de Alcântara:

A UFMG Educativa recomenda que, se for comparecer ao evento, use máscara cobrindo nariz e boca o tempo todo e higienize as mãos com frequência. Se estiver com sintomas de covid ou gripe, opte por não sair de casa. 

Produção: Enaile Almeida e Félix de Alcântara, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória