Ensino

“Você estuda o quê?”: Conheça a graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFMG

Série da TV UFMG aborda as origens do curso, que foi criado em 2008, através do Reuni

A conservação-restauração surgiu na UFMG nos anos 70, como um curso da pós-graduação da Escola de Belas Artes(EBA). Por conta de seu pioneirismo e de sua qualidade, logo se tornou uma referência mundial e, em 2008, passou a ser uma graduação. Nomeado como “Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFMG”, o curso foi criado por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que teve como principal objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior.

A grade das disciplinas é diversificada e os laboratórios utilizados para as aulas são bem equipados, visando proporcionar a formação completa de futuros profissionais, que sejam capazes de identificar, analisar e solucionar problemas de conservação e de restauração respeitando os valores culturais, históricos, científicos e artísticos.

O coordenador do curso João Cura D’Ars de Figueiredo Junior analisa a importância do trabalho do conservador-restaurador enquanto profissional que auxilia a criar “conhecimentos de quem nós somos. [...] Quando a gente olha para o passado, a gente começa a entender melhor este passado pelas produções que os outros fizeram”.

Quer saber mais? Assista ao vídeo sobre o curso.

O vídeo faz parte da série "Você estuda o quê?”, que divulga cursos ainda pouco conhecidos da Universidade Federal de Minas Gerais! Assista aos outros vídeos no YouTube da TV UFMG.

Equipe:
Produção e reportagem: Gabriel Pina