Volta às aulas presenciais gera aumento de ansiedade entre os jovens

Sintomas atingem 6 em cada 10 jovens. Volta brusca às atividades presenciais pode ser uma das causas.

Sintomas de ansiedade e depressão entre jovens de 15 a 25
Jovens tem sofrido com sintomas de ansiedade, depressão, distúrbios alimentares e insônia com a volta às aulas
Imagem: Mohamed Hassan/Pixabay

Nas universidades e nas escolas, a volta às aulas presenciais tem evidenciado grande aumento de adoecimento mental entre os jovens. Segundo pesquisa feita pelo Conselho Nacional da Juventude, 6 em cada 10 jovens de 15 a 25 anos relatam sofrer de sintomas de ansiedade e depressão. Metade deles sofre com exaustão e cansaço constante e 40% tiveram insônia ou distúrbios alimentares. Para falar sobre o assunto, o programa Expresso 104,5 conversou com a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG, Elaine Machado.

Ouça a conversa com o apresentador Filipe Sartoreto.

Para mais informações sobre as ações da UFMG em Saúde Mental, acesse ufmg.br/saudemental

Produção: Laura Portugal sob orientação de Breno Rodrigues e Luiza Glória