Ensino

Webinar apresentará recursos e atividades da plataforma Moodle

Evento promovido pelo Caed ocorrerá nesta quarta-feira

Isolamento social casou aumento do uso da tecnologia em casa
O sistema Moodle é usado há mais de uma década pela UFMG como ferramenta de apoio ao ensinoRaphaella Dias | UFMG

O Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da UFMG promove, nesta quarta-feira, 17, às 14h, o webinar Moodle: recursos e atividades, que abordará ferramentas da plataforma Moodle, incluindo a criação de páginas, pastas, livros e a inserção de rótulos e de links, chats, fóruns, wikis, tarefas e questionários. O evento, traduzido simultaneamente em Libras, será transmitido pelo canal do Caed no YouTube

Ministrada pelas assessoras pedagógicas do Caed, Cristina Souza e Márcia Duarte, a capacitação apresentará os procedimentos para o uso desses recursos e sugestões para o seu melhor aproveitamento didático. Para tornar as lições mais efetivas, haverá um ambiente de testes, no qual os participantes poderão acompanhar as orientações de forma prática, e um chat para esclarecimentos de dúvidas após as explicações. 

A ação integra o programa Integração docente: ações formativas para as práticas pedagógicas, que disponibiliza oficinas, minicursos, fóruns, webinars e outras atividades. O objetivo é apoiar os professores da UFMG na utilização de recursos tecnológicos digitais, especialmente durante a pandemia de Covid-19, que impôs a necessidade de isolamento social e o consequente aumento do uso de tecnologia em casa. 

A iniciativa prevê a oferta, ainda em junho, de quatro cursos de curta duração, com 15 horas cada, sobre temas relacionados à Educação a Distância (EaD): Introdução à EaD, Noções básicas de direitos autorais, Introdução à acessibilidade na EaD e Introdução à webconferência na EaD.

“Seria importante que todos os docentes tivessem possibilidade de fazer esses cursos para depois ofertarmos outros, mais avançados, inicialmente previstos para julho, sobre temas como mediação e avaliação e produção de material didático”, explica Eliane Palhares, diretora de EaD da UFMG. 

Há mais de uma década, a UFMG utiliza o Moodle como ferramenta de apoio às atividades de educação a distância de seus cursos presenciais e semipresenciais. Desde o segundo semestre de 2018, a plataforma pode ser acessada também por dispositivos móveis.

Para mais informações sobre as próximas ações do Integração Docente, acesse o site do programa.

Com Assessoria de Comunicação do Caed / UFMG