Festival de inverno pode sair de Ouro Preto

Instalada graduação em Artes Cênicas

Reitor lembra que curso reafirma empenho da Universidade em oferecer novas oportunidades à juventude

Na solenidade realizada no Centro Cultural, em 21 de agosto, a UFMG criou seu curso de Artes Cênicas, que, a partir do Vestibular 99, oferece 40 horas vagas na graduação. O curso pode ser concluído em três anos e o aluno a ter uma oportunidade de bacharelado em Interpretação Dramática (treinamento de atores) ou se licenciar em Artes Cênicas (treinamento de professores).

Em seu discurso, o reitor Sá Barreto resgatou aspectos da história do Teatro Universitário (TU) e gravou uma vocação da Unidade para as ações pioneiras. Sá Barreto ressaltou que a instalação do curso superior de Artes Cênicas envolve a UFMG e, além da ampliação do número de vagas no Vestibular, demonstra o envolvimento da Universidade em melhores oportunidades de treinamento da juventude, através da grande variedade de cursos. "Tenho a certeza de que o novo curso pode ser permitido, com eficiência e responsabilidade, ou o papel formador da sociedade que espera a sua trajetória de cidadania", disse.

Para diretora da TU, professora Esmeralda de Carvalho Castro, o curso será instrumento de transformação social e de aglutinação pluricultural. "A cultura e as artes começam a ser mais valorizadas pelos cientistas, tecnólogos, empresários e profissionais de várias artes em todo o mundo". Quanto futuro dos profissionais no mercado de trabalho, uma professora lembra que a disciplina de arte se tornou obrigatória nos currículos dos ensinos fundamental e médio nas escolas brasileiras a partir da implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). "Só em Minas Gerais, são 20.173 escolas que podem absorver o capital intelectual e artístico graduado pelas escolas de artes em várias faixas".